Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 19 de Julho de 2013 às 10:48

    Imprimir


Mary Juruna/MidiaNews
O secretário de Administração, Francisco Faiad, conduz recadastramento de servidores
O secretário de Administração, Francisco Faiad, conduz recadastramento de servidores
O secretário de Estado de Administração, Francisco Faiad (PMDB), garantiu, na quinta-feira (18), que o trabalho de recadastramento que está sendo realizado pelo Governo, pelo método online, vai "expurgar" da folha de pagamento casos de pessoas que já morreram e, eventualmente, estariam recebendo recebendo salários. 


 
O objetivo do recadastramento, segundo ele, é justamente reduzir, de forma significativa, os riscos de pagamentos, como o caso de 69 servidores retirados da folha de junho passado.


 
Faiad negou que a SAD tivesse passado desapercebida no caso. “Há casos que vêm de um ano ou mais, mas os valores nunca foram sacados; estavam na conta da pessoa que morreu”, disse. 


 
“A princípio, pelos nossos levantamentos junto ao Banco do Brasil, não houve qualquer prejuízo ao Estado. Não houve saques ilegais. O problema é de rotina, que estão sendo corrigidos”, afirmou Faiad.


 
O secretário-adjunto de Gestão de Pessoas da SAD, Cláudio Nogueira, disse que os valores referentes aos depósitos salariais efetuados pelo Estado, constantes nas contas das 69 pessoas falecidas, estão sendo solicitados pela Secretaria de Fazenda, mediante processo finalizado na SAD.


 
A SAD e a Auditoria Geral do Estado compõem um grupo, do qual também participam representantes da Superintendência Previdenciária (Suprev), Secretaria de Fazenda (Sefaz) e do Banco do Brasil, que vem sistematizando a definição de mecanismos mais ágeis e rotinas que evitem casos como esses. “É um trabalho de todos, em conjunto”, afirmou. 



Auditoria


 
Atualmente, a auditagem ocorre entre o fechamento da folha e o efetivo pagamento dos salários, liberado de acordo com o calendário definido no início do ano. 



Dados do Sistema Nacional de Óbitos são cruzados com a folha e, uma vez detectados casos de morte, a Superintendência de Gestão de Pessoas realiza a chamada “prova de vida”, que envolve o encaminhamento de documentação. 


 
Além disso, a relação do Governo passa por outro filtro, que é o dos dados da Secretaria de Saúde.


 
O recadastramento dos servidores da ativa do Governo vai até o dia 30 de setembro. A expectativa é de que aproximadamente 45 mil servidores públicos façam o recadastramento. Até a última sexta-feira (12), 9.598 servidores já tinham concluído o recadastramento, que é feito através do site da Secretaria de Administração, no endereço http://www.sad.mt.gov.br.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/14618/visualizar/