Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Terça - 12 de Janeiro de 2010 às 20:50
Por: Luzia Araújo

    Imprimir


Policiais do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) apreenderam na tarde dessa segunda-feira (11.01) dois quilos e trezentos e noventa e sete gramas de pasta base de cocaína e uma pistola. A droga e a arma, marca Taurus, estavam em uma mochila que foi abandonada pelos ocupantes de uma moto que fugiram quando perceberam a presença da polícia.

A abordagem foi feita pelos policiais do posto do Matão, situado no município de Pontes e Lacerda. A droga e a pistola foram encaminhadas para a sede da Policia Federal na cidade de Cáceres-MT, onde foi registrado o boletim de ocorrência para as providências legais.

APREENSÕES

Apenas no ano de 2009 os polícias do Gefron apreenderam em torno de 279 quilos de drogas como maconha e pasta base de cocaína durante operações e fiscalizações de rotina nas regiões entre o Brasil e a Bolívia. O Gefron tem como objetivo desencadear ações de prevenção e repressão aos crimes que fomentam a violência na fronteira do País.

Muitas das drogas apreendidas estão em posse de ‘mulas’, pessoas que se dispõem a atravessar a fronteira com a droga por dinheiro. As ‘mulas’ tentam esconder o entorpecente das mais diversas maneiras, desde em fundos falsos em veículos, bolsas e malas, sapatos, frutas e vegetais, prática conhecida como ‘mocó’. Outras ingerem cápsulas de cocaína ou escondem o entorpecente em partes íntimas do corpo, como órgãos genitais.

Além do tráfico de drogas, o contrabando de veículos é outro crime combatido diariamente pelo Gefron. No ano passado, foram recuperados 79 veículos roubados, sendo 22 motos, 23 carros, 16 camionetes, 12 caminhões, três carretas e máquinas agrícolas. Todos os veículos seriam levados para a Bolívia para serem comercializados. Entre os carros, os mais visados para roubo e destinados a troca por entorpecentes na Bolívia são os de categoria "luxo", como modelos das marcas Toyota, Golf, Ecosport, camionetes, Honda Civic e Mitsubishi.

Um exemplo disso foi o veículo Pólo recuperado pelos policiais do Gefron na última sexta-feira (08.01). O carro havia sido roubado no município de Pontes e Lacerda distante 483 quilômetros da capital.

O veículo da marca Wolkswagen, cor branca, foi abandonado pelos ocupantes quando perceberam a presença da viatura do Gefron que realizava ronda na estrada denominada Adrianópolis. Os assaltantes decidiram abandonar o carro e fugiram para dentro do mata fechada, característica principal das estradas utilizadas pelos contrabandistas.

Armas e Munições - O Gefron também apreendeu nas operações e fiscalizações de rotina 2.121 munições e 13 armas, 464 mil dólares e 267 mil reais. Outros crimes registrados são: porte ilegal de armas, contrabando, estelionato, extorsão, acidentes de trânsito, entre outros.

GEFRON

O Grupo Especial de Fronteira é uma força integrada pelos órgãos de segurança do Estado cuja missão é apoiar os órgãos federais responsáveis pela segurança na fronteira do Brasil com a Bolívia.

Desde que o grupamento, começou a trabalhar na região em 2004, em uma faixa de fronteira com 983 quilômetros, dos quais 25% é de área alagada, e que separa vários municípios mato-grossenses da Bolívia, mais de uma tonelada de entorpecentes foram apreendidos.

O Gefron atua em cinco pontos de fiscalização: Porto Esperidião, Vila Cardoso, Matão, Avião Caído e Barreira do Limão.

A fronteira terrestre brasileira corresponde a 27% do território nacional em 11 Estados da Federação. Numa faixa de 150 quilômetros de largura ao longo de 16.886 quilômetros de extensão, 10 países são abrangidos, sendo 7.363 quilômetros em linha seca e outros 9.523 quilômetros de rios, lagos e canais, conforme dados do IBGE do ano de 2008.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146215/visualizar/