Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 12 de Janeiro de 2010 às 20:01
Por: Marcia Andreola

    Imprimir


A senadora Serys Slhessarenko e o governador Blairo Maggi se comprometeram nessa terça-feira (12) a fazer gestão junto à Petrobrás, no sentido de retomar o funcionamento da Usina Termelétrica de Cuiabá, através da compra da empresa pela estatal brasileira de petróleo.

A senadora se reuniu também nessa terça-feira com representantes do SindPetróleo, que pediram que a parlamentar atuasse no sentido da retomada dos trabalhos da usina não só para a volta do abastecimento do gás natural veicular (GNV) nos postos, como também para garantir o fornecimento de energia para o sistema nacional, que também está suspenso.

O sindicato acredita que o caminho para essa retomada seja a compra da Usina pela Petrobrás ou que, ao menos, a estatal compre ações e se torne acinonista majoritária da companhia, uma vez que o presidente da Bolívia, Evo Morales, já manifestou, reiteradas vezes, que se a Usina for adquirida pela Petrobrás, ou for controlada por ela, terá garantias para voltar a fornecer o gás e por consequência normalizar o abastecimento.

“Tanto eu, quanto o governador Blairo Maggi acreditamos que seja possível buscar  uma adequação. Vamos nos reunir com os representantes da Petrobrás e colocar formalmente a proposta para eles. O representante da Usina Termelétrica no Brasil (que hoje é controlada pelas empresas Shell e AEI, com sede nos EUA), Fábio Garcia, também se comprometeu, à pedido do governador, a escrever uma carta da empresa explicitando que  a mesma tem interesse em vender a usina para a Petrobrás”, explicou a senadora,  destacando que o governador condicionou a fazer a gestão junto a estatal somente se houver essa carta de intenção por parte dos proprietários da Usina.  

Conforme Serys Slhessarenko, o governo de Mato Grosso está, inclusive, disposto a colocar a venda a MT Gás para a Petrobrás, caso seja importante para o andamento positivo das negociações.

“O governador acenou que está disponível para a negociação e que disse que se for preciso ele colocará a MT Gás nesse pacote”, completou a senadora.

A Usina Terméletrica de Cuiabá potência total local de 510 MW é constituída de 2 turbinas a gás tipo V84.3A de 159 MW de potência cada e uma turbina a vapor de 192 MW de potência e pode funcionar tanto a gás, como a diesel. A usina está parada há três anos. A situação se agravou ainda mais no segundo semestre do ano passado.  Em outubro de 2009, Furnas cortou o contrato que tinha com a empresa.   A Usina Termelétrica recebia para operar pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), mesmo estando parada, com o propósito de ser acionada só em casos de emergência, mas com a crise do gás, o contrato acabou comprometido e posteriormente foi rompido em outubro. Se estivesse em atividade plena, a usina produziria o equivalente a 70% do que Mato Grosso consome.

Antes da reunião com Blairo Maggi, a senadora Serys também conversou com o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, que  se colocou à disposição para ajudar nas negociações.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146219/visualizar/