Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 12 de Janeiro de 2010 às 12:44
Por: Eneídes Martins

    Imprimir


Durante o ano passado o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso atendeu nos 17 municípios onde há unidades de emergência e nas áreas de responsabilidade um total de 35 mil ocorrências dos mais variados tipos, com destaque para os acidentes de trânsito no interior do Estado e os incêndios no comércio e residências da Capital.

No interior, o maior número de ocorrências atendidas continua sendo no serviço pré-hospitalar, com cerca de 18 mil intervenções. Esse tipo de atendimento pela instituição tem diminuído desde 2008, devido ao avanço do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) em municípios como Rondonópolis e Tangará da Serra. O auxílio ao Samu realizado na Capital, em casos de vítimas presas nas ferragens de veículos, somou 110 pessoas nas situações de capotamento, choque mecânico, colisão e tombamento.

Nos casos de incêndios, os atendimentos foram nas áreas residencial, comercial, industrial e órgãos públicos de todo o Estado, chegando perto das quatro mil intervenções, com maior atendimento nas cidades de Rondonópolis, Sinop e Barra do Garças, depois da capital. Os atendimentos nos incêndios residenciais na Baixada Cuiabana ficaram próximos de duzentos, nos estabelecimentos comercias foram cem casos.

Nos municípios que têm projetos de combate às queimadas, como nas prefeituras de Cuiabá, Várzea Grande e na parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), para o atendimento em locais que não existe unidade dos Bombeiros, os números não entram nessa estatística, são contabilizados nos projetos de origem. Nos municípios de responsabilidade das Companhias de Bombeiros, ficaram próximos dos dois mil focos debelados.

Foram 115 corpos resgatados por afogamentos nos rios do Estado. A maior quantidade de corpos (45) foi encontrada no rio Cuiabá e seus afluentes, a partir de Rosário Oeste até o Pantanal, próximo da divisa com Mato Grosso do Sul. Outros 70 corpos foram localizados nos principais rios, como o rio Vermelho em Rondonópolis, rio Arinos, rio Araguaia, Teles Pires, rio Verde, além de lagoas e represas.

Casos de animais que ofereceram risco à segurança da população somaram 174 ocorrências com cães, principalmente da raça Pit bull. Os registros levaram em consideração pessoas que se sentiram ameaçadas em casa ou na rua, pelos animais que estavam agressivos e que tentaram realizar mordidas devido a maus tratos ou submetidos a condições de estresse.

Outro fato que chama a atenção está relacionado com 60 tentativas de suicídio em Cuiabá e Várzea Grande. Nem todos os casos resultaram em morte, o que se levou em conta para a estatística foi a intenção, relacionado com a potencialidade da forma utilizada, com a probabilidade de uma morte real e o fator do nervosismo da vítima na hora do atendimento pelos bombeiros. Na maioria dos casos, foi verificada a situação de depressão da vítima, caracterizada pela desmotivação e desinteresse, e pelos casos de desilusão amorosa, desprezo e abandono do companheiro ou companheira.

AVALIAÇÃO

O comandante geral da instituição, coronel Alexandre Coronel, destaca a boa atuação em 2009, do projeto social Bombeiros do Futuro, que encabeça a lista dos vários projetos sociais desenvolvidos no Estado que receberão recursos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).

Cerca de duas mil crianças e adolescentes de Cuiabá, Várzea Grande e de oito cidades do interior são ou foram atendidos no projeto. “Com início em 2007, o projeto a cada ano melhora as condições de atendimento, seja em instalações ou treinamento dos profissionais que trabalha com as crianças. Neste ano, estamos recebendo recursos do Pronasci para melhorar ainda mais nosso projeto”, disse.

O comandante também enfatiza as Brigadas Indígenas, onde os índios são capacitados pelos bombeiros, em três módulos de 45 dias cada, aprendem desde lições de primeiros socorros à confecção de abafadores para apagar focos de incêndio. O resultado do aproveitamento do conhecimento indígena, aplicado às brigadas, apontaram para uma redução de 80% nos incêndios florestais, registrados no ano de 2009 e 2008 em comparação com 2007, ano de criação das Brigadas.

Para este ano, o Corpo de Bombeiros pretende estruturar melhor a instituição, pela Lei de Organização Básica, aprovada recentemente na Assembleia Legislativa, para em um segundo momento avançar pelo interior do Estado. Dos 141 municípios do Estado, existem unidades de emergência em 17, o que representa 12% dos municípios com atendimento imediato.


Em compensação, esses municípios representam cerca de 60% da população do Estado. “Nosso objetivo é poder levar o trabalho do Corpo de Bombeiros para todas as cidades mato-grossenses, seja na forma de atendimentos de emergência ou nas prevenções através de defesa civil”, diz o comandante.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146261/visualizar/