Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 11 de Janeiro de 2010 às 21:53
Por: Sílvia Devaux

    Imprimir


 

O Governo de Mato Grosso renovou, nesta segunda-feira (11.01), a parceria do Estado com os Municípios de Cuiabá e Várzea Grande no combate a dengue, com a contratação das patrulhas mecanizadas, que realizam o mutirão para remoção de lixo de residências e terrenos baldios nas duas cidades, por mais 30 dias. Neste período também será feita a entrega dos novos maquinários para os consórcios rodoviários.

Segundo o vice-governador Silval Barbosa, o governo definiu que as patrulhas serão entregues primeiro aos municípios com maior incidência da doença. “Estamos apenas aguardando os prazos de entrega dos equipamentos à Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), para começarmos a distribuição com o critério. Certamente Várzea Grande e Cuiabá terão prioridade nas entregas, porque os focos são maiores”, completou Silval Barbosa.

A Capital mato-grossense e a cidade vizinha continuarão o trabalho de mutirão com os maquinários cedidos pelo Estado. Serão quatro patrulhas, com 12 caminhões e quatro pás carregadeiras, para Cuiabá e três, com nove caminhões e três pás, para Várzea Grande.
A parceria com os dois municípios teve início em outubro de 2009, na época Cuiabá já registrava cerca de 300 casos graves de dengue e fechou o ano com a notificação de 13.602 casos, 331 graves e 14 mortes.

O vice-governador lembrou que o Governo deixará as patrulhas rodoviárias à disposição das prefeituras, principalmente as duas cidades, para que prossigam com o serviço de limpeza da cidade. Em 2009, registros da Secretaria de Estado de Saúde (SES) indicam que 57.282 casos da doença foram notificados em Mato Grosso, 1.499 como casos graves e a morte de 57 pessoas. Grande parte dos focos do mosquito aedes aegypti (transmissor da dengue) está em terrenos baldios, o que só em Cuiabá e Várzea Grande há cerca de 60 mil, 40 mil deles só na Capital, conforme a SES.

“A limpeza urbana é competência dos municípios, mas se não houver o envolvimento, uma participação efetiva da população, na limpeza de caixas d’águas, lotes, e não deixar acumular água parada ou outros criadouros do mosquito não eliminaremos os focos", argumentou Silval Barbosa ao completar que “quando isso acontecer vai fortalecer o serviço das prefeituras e também do Estado”. "Isso só será possível quando a sociedade se engajar e ver que é um problema de todos, que a dengue é um caso sério, tem ceifado vidas. Vamos ter uma luta muito difícil pela frente”, conclamou.

A secretária de Saúde de Várzea Grande, Jaqueline Guimarães, também falou da importância da parceria do Estado neste combate, mas principalmente da conscientização das pessoas. Ela fez um chamamento da população, “para que esteja ciente da necessidade de envolvimento dela no combate a dengue, que o poder público sozinho não dá conta de resolver todos os problemas da dengue. Porque nós sabemos que a dengue começa no lado preventivo e isso coloca em pauta o lixo nos fundos do quintal, as caixas d’águas destampadas, então, sem essa ação da comunidade vistoriando o seu lar a gente não consegue diminuir os casos”.

Participaram da reunião com o vice-governador os secretários de Estado Vilceu Marcheti (Infraestrutura) e Osmar de Carvalho (Comunicação Social), prefeito interino de Várzea Grande Sebastião Gonçalves (Tião da Zaeli), secretários de Saúde Maurélio Ribeiro (Cuiabá), entre outras autoridades dos municípios.

 Mandados de busca e apreensão também são cumpridos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146335/visualizar/