Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 11 de Janeiro de 2010 às 16:25

    Imprimir


O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça de Campo Novo do Parecis, propôs ação civil pública contra o presidente da Câmara Municipal, Adilson Roque Teixeira, por improbidade administrativa. Na ação, o Ministério Público requer a perda da função pública do requerido, além do ressarcimento do dano aos cofres públicos e suspensão dos direitos políticos.

De acordo com o promotor de Justiça Luiz Augusto Ferres Schimith, o vereador utilizou os "Informativos do Poder Legislativo", publicados nos meses de abril e julho de 2009, com a finalidade de promoção pessoal. “Os boletins, que deveriam ter apenas caráter educativo, informativo ou de orientação social, serviram de instrumentos de promoção pessoal para o presidente da Câmara Municipal e outros vereadores, com a exposição de biografias pessoais, numa gritante autopromoção, ilustrada com fotografias”, disse.

De acordo com ele, a Câmara Municipal pagou o valor de R$ 11.800,00 pela diagramação e impressão dos informativos. “Os textos dos informativos enalteceram a atuação do requerido e dos demais vereadores, citando-lhes nomes, bem como evidenciando o objeto de projetá-los politicamente, o que fere os princípios que regem a Administração e, ainda, causam dano ao patrimônio público”, afirmou o promotor de Justiça.

Na ação, o MP requereu ao Poder Judiciário a proibição de publicação de textos de evidente promoção pessoal e de qualquer fotografia do requerido ou agente público, pagos com recurso público da Câmara Municipal, sob pena de multa de R$ 50 mil por periódico. O requerido também deverá ressarcir o valor gasto para a produção dos informativos e pagar multa civil de até 100 vezes o valor da remuneração recebida pelo presidente da Câmara Municipal.

O MP requer ainda, a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146366/visualizar/