Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 10 de Janeiro de 2010 às 09:57

    Imprimir


Em 2009, de acordo com o 9º Distrito de Meteorologia, o município que mais registrou a ocorrência de chuvas foi em Poxoréo, no Sul do Estado. A precipitação na cidade foi de 487,8 mm. Em 2008, o Dismet apurou que choveu 280,2 mm.

Matupá, no norte, aparece em segundo lugar com 437 mm de chuva. Em 2008, a quantidade de chuva no município foi 306,8 mm. Já em Nova Xavantina, em 2009 a precipitação pluviométrica foi de 417,3 mm enquanto que em 2008 ficou em 294,4 mm.

Em Mato Grosso estão instaladas 29 estações automáticas (dados enviados diretamente para o satélite) e 13 convencionais (dados apurados manualmente).

Estações convencionais:Cáceres, Cuiabá, Santo Antônio do Leverger, Diamantino, Poxoréo, São José do Rio Claro, Canarana, Matupá, Nova Xavantina, Padre Ricardo Remetter, São Vicente, Gleba Celeste e Rondonópolis.

Estações automáticas: Água Boa, Alta Floresta, Alto Taquari, Apiacás, Campo Verde, Carlinda, Comodoro, Confresa, Cuiabá, Guarantã do Norte, Guiratinga, Itiquira, Juara, Juiná, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Paranatinga, Pontes e Lacerda, Porto Estrela, Querência, Rondonópolis, Salto do Céu, São Félix do Araguaia, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Pluviômetro - Para se medir o volume da chuva é utilizado o pluviômetro, aparelho que é usado para recolher e medir, em milímetros a quantidade de líquidos ou sólidos (chuva, neve ou granizo) precipitados durante um determinado tempo. Cada milímetro de água corresponde a l litro de água por metro quadrado. (CM)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146487/visualizar/