Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 10 de Janeiro de 2010 às 09:52
Por: Carlos Martins

    Imprimir


A quantidade de chuva que caiu em Cuiabá e no interior de Mato Grosso em 2009 foi bem maior do que os números apontados em 2008. Dados apurados pela 9º Distrito de Meteorologia de Cuiabá, vinculado ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicam que no mês de dezembro a quantidade de chuva em Cuiabá atingiu a marca de 353,8 mm. A média histórica registrada nos últimos 30 anos no mês de dezembro é de 187,4 mm. A quantidade de chuva que caiu na Capital no último mês de ano, equivale a 353,8 litros de água por metro quadrado.

"É uma quantidade muito grande de água. E os alagamentos acontecem quando a água não tem por onde escoar", observou a diretora do distrito, Marina Padilha. Se comparado ao mês de dezembro de 2008, quando a precipitação de chuva atingiu 187,4 mm, o índice cresceu 88,79% em dezembro de 2009. Neste mês de janeiro, nos primeiros quatro dias do ano, a estação de Cuiabá registrou 117 mm de chuva. Para efeitos comparativos, em janeiro do ano passado, nos 10 primeiros dias do ano, choveu apenas 48 mm, ou seja, num período duas vezes maior, choveu menos da metade. Na Capital, as fortes chuvas tiram o sono principalmente da população que mora próximo aos 24 córregos que cortam a cidade.

"A cada ano que passa ocorrem variações no clima. E a quantidade de chuva está diretamente ligada às mudanças climáticas", observa Marina Padilha.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146488/visualizar/