Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 06 de Janeiro de 2010 às 07:18
Por: Caroline Lanhi

    Imprimir


Quarenta por cento das pessoas indiciadas em Mato Grosso reincidem no mesmo crime depois que voltam às ruas. O dado foi divulgado ontem (05) no balanço da operação "Natal com Segurança"" da Polícia Militar. De acordo com o Coronel Joelson Sampaio, responsável por apresentar o balanço da PM, no Brasil o índice de pessoas que voltam a praticar crimes - de qualquer natureza - depois de soltos chega a 80%.

No balanço, Sampaio também acrescenta que, de janeiro a dezembro de 2009, foram concedidos 4.742 alvarás de soltura em Cuiabá. No mesmo período, 389 presos receberam o alvará em Várzea Grande. "Sabemos que as pessoas não saem da cadeia procurando emprego, saem piores. Isso gera uma sensação de impunidade muito grande", ressalta o coronel. Frente a esses dados, Sampaio defende a necessidade de uma revisão urgente na legislação processual penal.

De 15 de dezembro de 2009 e 03 de janeiro de 2010, o trabalho da Polícia Militar de Mato Grosso foi intensificado para a operação "Natal com Segurança". Nesse período de festas de final de ano, a PM registrou 6.729 ocorrências, resultando 951 prisões em flagrante e 53 por cumprimento de mandado. Ao todo, nos 20 dias de trabalho intensificado, a PM de Mato Grosso realizou 107.249 abordagens. Segundo o Coronel Sampaio, o aumento na média de cada tipo de ocorrência em relação ao mesmo período da operação 2008/2009 não significa que a violência aumentou. "Os números traduzem a alta produtividade da PM em parceria com o Corpo de Bombeiros e Polícia Civil."

Em Cuiabá, nesse mesmo período de festas, a Polícia Civil registrou 4.363 boletins de ocorrências, 288 prisões e 205 flagrantes. A diretora adjunta da Polícia Civil, Thaís Camarinho, vai de acordo com o que disse o coronel da PM Joel Sampaio e salienta que o alto número de ocorrências e prisões em flagrante é resultado da variedade de serviços disponibilizados para os cidadãos no final do ano de 2009, entre eles a delegacia móvel e a delegacia virtual.

Corpo de Bombeiros - Atuando em parceria com as demais instituições de segurança pública, o Corpo de Bombeiros atendeu, na região metropolitana, a 264 ocorrências nos 20 dias da operação de final de ano. São 10% a mais do que foi registrado no mesmo período do ano passado, quando foram 241 notificações. Com uma equipe de 190 profissionais, as principais ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros foram incêndios (40), locais com grande concentração de público (52) e quedas de árvores (30). Quanto aos acidentes de trânsito, o balanço destaca que não houve acidente com vítimas fatais na MT-251, que liga cuiabá a Chapada dos Guimarães.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146904/visualizar/