Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Terça - 05 de Janeiro de 2010 às 19:48
Por: Steffanie Schmidt

    Imprimir


Quase um homicídio por dia. Esse foi o balanço de 2009 da Delegacia Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) que contabilizou 305 assassinatos, sendo 204 em Cuiabá e 101 em Várzea Grande.

Se considerarmos os dados do mês de dezembro, pode-se dizer que esse índice chegou bem perto de uma morte por dia. Foram 32 casos atendidos pela delegacia na região da Baixada Cuiabana, sendo 13 em Cuiabá, outros 13 em Várzea Grande e um em Poconé (a cerca de 100 quilômetros da Capital).

No mês passado também foram atendidos casos relacionados às mortes violentas: uma lesão corporal seguida de morte e o encontro de um cadáver no bairro Goiabeiras, além de três suicídios.

Os números podem ser ainda piores. Isso porque os dados contabilizados pela DHPP não incluem crimes como latrocínios – roubo seguido de morte – e lesões corporais seguidas de morte.

No geral, a maioria das vítimas dos homicídios de 2009 é de jovens em idade adulta, do sexo masculino e pertencentes à classe mais baixa da população. Eles fazem parte de uma estatística que se mantém ao longo dos últimos três anos.

Em 2008 foram 322 mortes – 203 em Cuiabá e 119 em Várzea Grande – e no ano anterior, 302 homicídios, sendo a maioria deles na Capital: 206.

Mas se a maioria das vítimas é adulta, quando o assunto é a adolescência, Cuiabá também não fica atrás: é considerado uma das capitais mais violentas para a população que tem entre 12 e 19 anos, segundo dados da Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República (SPDCA/SEDH).

O estudo divulgado em julho deste ano apontou um índice de 3,8 mortes a cada grupo de mil adolescentes. O Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) serve para estimar o risco de mortalidade por homicídio de adolescentes que residem em um determinado território.

Os números apontam ainda que 2010 já começou de forma violenta. Somente nos primeiros quatro dias do ano já foram registrados cinco assassinatos.

As estatísticas gerais da Policia Civil deverão ser divulgadas esta semana, quando a instituição comentará o assunto.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146954/visualizar/