Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 05 de Janeiro de 2010 às 13:32
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


Gilmar Brunetto, o Gauchinho, da ong Moral, conduzirá sindicato da Empaer por 2 anos.
Gilmar Brunetto, o Gauchinho, da ong Moral, conduzirá sindicato da Empaer por 2 anos.
O polêmico sindicalista Gilmar Brunetto, o Gauchinho, conseguiu derrotar o grupo apoiado pelo presidente da Empaer, Leôncio Pinheiro, e conquistou o comando do sindicato dos Servidores da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Sinterp), que integra a estrutura do governo do Estado. Possui quase 500 servidores. As eleições para renovação da diretoria começaram no último dia dia 16 mas, como os votos dos que trabalham nos escritórios regionais foram encaminhados, via Correios, à central de apuraçãoà instalada no complexo do laboratório da empresa, em Várzea Grande, o resultado oficial só deve sair nesta quarta. Apesar de ainda faltar contabilizar votos de quatro urnas, Gauchinho já comemora a vitória. Ele conquistou até agora 102 votos. A chapa situacionista, encabeçada por Antônio Galdino, chegou a 81 votos. Galdino tinha à disposição uma grande estrutura logística de campanha. Contava com apoio de Leôncio Pinheiro, da coordenadora de Recursos Humanos do Núcleo Agropecuário Rosalina Pinheiro, irmã do próprio Leôncio e que já foi diretora administrativa e financeira da empresa, e ainda de Francisco de Souza, presidente da Associação dos Servidores da Empaer.

    Esse grupo agora deve passar apurado nas mãos de Gauchinho, que terá dois anos de mandato. Integrante da ong Movimento Organizado pela Moralidade Pública e Cidadania (Moral), ele anunciou que não vai assumir a presidência sem antes fazer uma auditoria para conhecer as reais condições estruturais e financeiras da Empaer. Vinte pessoas compõem a diretoria. A vice-presidente da chapa é Yeda Lopes de Souza. No cargo de segundo-vice assume Amâncio Antunes Marques. Gauchinho já comandou o sindicato do Sistema Agrícola e Pecuário do Estado, que inclui alguns órgãos e autarquias, como Indea e Intermat. Ele disse que pretende retomar essa discussão para buscar o fórum sindical e garante que seu mandato será "exemplo de gestão".

    Gilmar Brunetto, primo do deputado estadual Ademir Brunetto (PT), destaca que a realização de concurso público está entre suas prioridades. Observa que hoje a Empaer conta com 370 servidores e, como muitos já se aposentaram, seriam necessários ao menos mais 800 técnicos para atender os municípios. Ele constatou que mais da metade dos servidores estão deslocados, por meio de portaria. Isso se torna um trunfo para aqueles que ocupam cargos DAS vir, quando exonerados, a ingressar com ações trabalhistas para receber, por exemplo, horas extras. Gauchino diz que a Empaer está abandonada. Defende projetos voltados à agricultura familiar.

   O presidente eleito do sindicato diz que o governo Blairo Maggi (PR) foi um dos melhores, mas para o setor de extensão rural e pesquisa se mostrou um dos piores e fez menos do que Dante de Oliveira. "Dante pelo menos foi coerente e não fez promessas. Já Maggi fez promessa, obteve votação em massa dos servidores e depois não deu atenção".





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146987/visualizar/