Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 05 de Janeiro de 2010 às 10:29

    Imprimir


A atividade do comércio varejista nacional cresceu 5,8% em 2009, pior desempenho anual desde 2004, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta terça-feira.

Segundo a Serasa, a atividade varejista foi "extremamente prejudicada" principalmente nos primeiros meses do ano passado, devido aos efeitos da crise. O bom desempenho no segundo semestre de 2009 não conseguir compensar esses efeitos, afirma a pesquisa.

Em dezembro houve um crescimento de 2,4% em relação a novembro (dados já com ajuste sazonal).

O destaque do varejo no ano passado, segundo a Serasa Experian, foi o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática com um crescimento de 12,8% no ano passado --em dezembro, as vendas nesse segmento cresceram 3,3% sobre novembro. O setor se beneficiou de estímulos fiscais como redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), da melhora na confiança dos consumidores e da retomada do crédito.

Em seguida vieram empatados os setores de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios e o de Veículos, Motos e Peças, ambos com crescimento de 7,9% no ano passado --este último cresceu 2,8% em dezembro, ante novembro.

Apenas dois segmentos registraram movimentação negativa no acumulado do ano: Combustíveis e Lubrificantes (-2%) e Material de Construção (-13,7%) --este último, no entanto, teve expansão de 2,9% no mês passado, em relação ao mês imediatamente anterior.

Na comparação com dezembro de 2008, as vendas no varejo no mês passado cresceram 10,8%, com destaque para os segmentos de Veículos, Motos e Peças (alta de 22,9%), Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios (crescimento de 22,2%) e Móveis, Eletroeletrônicos e Informática (alta de 20,6%).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/147004/visualizar/