Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 04 de Janeiro de 2010 às 05:36
Por: Raquel Bocato

    Imprimir


O número de feiras no Brasil aumentou --passou de 159 em 2008 para 172 no ano passado. O número de visitantes, no entanto, teve movimento inverso: foi de 5,25 milhões para 4,6 milhões nesse período, segundo a Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras).

Uma das explicações, indica o presidente-executivo da entidade, Armando Campos Mello, foi a crise econômica, que arrefeceu em meados de 2009.

Mas ele ressalta que há fatores que fazem com que o número de visitantes flutue --como grandes feiras direcionadas ao consumidor final.

"Em anos em que é realizado o Salão do Automóvel, a visitação aumenta", exemplifica, citando o evento bienal que terá sua próxima edição neste ano.

Apesar de ser um dos fatores a serem considerados na participação em feiras, o consultor do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) José Carmo Vieira Oliveira salienta que esse não deve ser o único norte na escolha do empresário.

Há eventos segmentados que atraem menos pessoas, mas de um público mais direcionado.
"Em vez de coadjuvante, o empresário será protagonista [em feiras segmentadas]", diz Caito de Alcântara Machado, da AM3 Feiras e Promoções.

Análise

Por isso, deve-se perguntar à organizadora o perfil dos visitantes, analisar o foco da feira e verificar de quais formas o evento está sendo divulgado.

Oliveira recomenda ainda procurar empresas que participaram do evento em edições passadas, para coletar dados.

A opinião de expositores foi uma das motivações para que Paulo Sérgio Marciano, 43, dono da Brasil Jardins (paisagismo), participasse de uma feira.

"Logo na primeira edição, conquistei de 15 a 20 parceiros comerciais", diz ele, que participa anualmente da ExpoSystems há quatro anos.

Maximiliano Santinelli, executivo de contas da Ibero Cruzeiros, participou do evento pela primeira vez no ano passado. "Pessoas do mercado de turismo indicaram [a participação na ExpoSystems]."






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/147153/visualizar/