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Economia
Terça - 29 de Dezembro de 2009 às 09:22
Por: Maria Angélica de Moraes

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Mesmo após o Natal ainda é intenso o movimento de pessoas nas lojas da Capital, seja nos shoppings ou no centro da cidade. O motivo são as trocas de presentes, um comportamento também muito bem visto pelo empresariado. "Na grande maioria das vezes a pessoa sempre acaba levando mais um produto", frisou Paulo Salem, presidente da Associação dos Lojistas do Centro Histórico de Cuiabá (Achicba). "Há ainda muitos casos em que a pessoa que foi presenteada opta por algo mais caro o que também significa lucro para o lojista". Nas lojas Giovanna e Tecelagem Avenida o fluxo de clientes por conta da troca é aproveitado com os produtos em promoção. Os descontos chegam até a 70%.

"A semana depois do Natal é uma semana boa em vendas e por isso estendemos as promoções para até o dia 15 de janeiro", explicou Adhemar Caseli, diretor comercial do grupo Caseli. Para facilitar a troca a empresa criou um cartão Troca Fácil que pode ser apresentado junto com o código de barras do produto o ato da troca que também pode ser feita usando o cupom fiscal. O prazo máximo é de 30 dias a partir da data da compra.

Na loja Beto Sports, do Pantanal Shopping, os produtos só entrarão em promoção a partir do primeiro dia de 2010 juntamente com a campanha realizada pelo shopping, segundo o gerente Juliano Onofre. Ele também confirma um movimento intenso de consumidores após as vendas de Natal. "Este fluxo bem intenso já era esperado e costuma durar até o dia 31 de dezembro. As vendas continuam boas porque as pessoas geralmente aproveitam que estão na loja e levam alguma coisa a mais".

No Shopping Center da Criança, também do Pantanal Shopping, a promoção de 30% de desconto para roupas e 15% de desconto para bonecas se mantém desde a véspera do Natal. De acordo com a gerente Joana Dias, ela deve durar até terminar o estoque. "O movimento está bom então temos que aproveitar".

O Goiabeiras Shopping organizou um bazar com descontos de até 50% em produtos de todas as lojas. A promoção é válida até quinta-feira (31). "O Bazar de Fim de Ano é uma excelente oportunidade para os clientes começarem 2010 com o guarda-roupa renovado", comentou Adriana Martins, coordenadora de comunicação. Os descontos são válidos para produtos variados que vão desde itens de vestuário e sapatos ate brinquedos, peças de decoração e utilidade doméstica vendidos nas cerca de 120 lojas do empreendimento comercial.

De acordo com André Fernandes Martins, gerente das lojas Lucíula e Arezzo, vários pares estarão em promoção nos dois estabelecimentos. "Além de sapatos, também teremos bolsas em promoção. Os descontos vão até 50% para pagamentos à vista, mas alguns pares da Lucíula terão 25% de desconto para pagamento parcelado", revelou.

Troca de produtos - Segundo o Código de Defesa do Consumidor as lojas não são obrigadas a trocar produtos que não apresentem defeito apenas porque a pessoa não gostou da cor, tamanho ou modelo. "Os estabelecimentos comerciais são obrigados a efetuar a troca quando o produto apresentar algum defeito, por isso o consumidor deve se informar, antes da compra, se a loja realiza troca de produtos e sob quais condições", explicou José Geraldo Tardin, diretor do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec). No caso de defeitos o consumidor deve fazer a reclamação dentro de 30 dias quando o problema é de fácil constatação e produtos não duráveis como alimentos, serviços de organização de festa etc. Se o problema for de algum bem durável como carro, TV a cabo, televisão, computador etc. o prazo para reclamar o conserto é de 90 dias. Vale lembrar que a contagem do prazo inicia no ato da entrega do produto.

No caso de defeito do produto o Código do Consumidor garante a substituição do objeto ou o ressarcimento do valor pago. Se o problema for em aparelhos eletro-eletrônicos o produto deve ser levado à assistência técnica para, no prazo máximo de 30 dias, ser devolvido consertado. Caso isso não ocorra dentro do prazo limite o consumidor tem o direito de optar pela substituição ou a devolução da quantia paga pelo produto.

Balanço - Entidades como a Federação do Comércio, Bens e Serviços de Mato Grosso (Fecomércio ) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) ainda não possuem um balanço oficial do movimento do setor varejista no período de Natal. De acordo com Alfredo Zanotta, gerente de Marketing do Pantanal Shopping, as expectativas de aumentar em 25% as vendas e 15% o fluxo diário de pessoas foram superadas este ano. "Em dezembro mais de 1 milhão de pessoas circularam pelo shopping", afirmou. Os produtos mais vendidos foram celulares, roupas, eletrodomésticos e brinquedos.

Na opinião de Paulo Salem, presidente da Achicba, o Natal de 2009 não foi excelente. "Se fizermos um balanço extra oficial podemos estimar em 5% o crescimento nas vendas quando estávamos esperando um incremento de 8% a 10%, mas acredito que estes número não será alcançado, pelo menos quando se leva em conta o movimento e vendas nas lojas do centro da cidade".

País - Em nível nacional, de acordo com a Serasa, as vendas para o Natal 2009 cresceram 6,8% em todo o país. Este aumento foi registrado no final de semana de 18 a 20 de dezembro, comparado ao final de semana de 19 a 21 de dezembro de 2008. Já na semana de 18 a 24 de dezembro de 2009, em relação à mesma semana de 2008, as vendas evoluíram 4,1% em todo o território nacional. Na semana do Natal de 2008, o "Natal da crise", as vendas nacionais evoluíram 2,8%.

As promoções do varejo aliadas às melhores condições do crédito (taxas de juros menores e prazos mais longos) conquistaram o consumidor, que está menos inadimplente, tem aumento de renda e conta com expansão do emprego, principalmente o formal, com carteira de trabalho assinada. Destaca-se também o novo valor do salário mínimo, a ser pago a partir de janeiro, na sequência do 13º salário, que deu um fôlego extra às vendas parceladas do comércio.





Fonte: A Gazeta

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