Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 24 de Dezembro de 2009 às 01:20
Por: Fabiana Reis

    Imprimir


Mato Grosso registra aumento 6,9% na quantidade de cheques devolvidos nos primeiros 11 meses deste ano. De janeiro a novembro foram devolvidos, por falta de fundos, 575,897 mil cheques, contra 538,521 mil no mesmo período de 2008. O percentual de devolvidos em relação à quantidade de compensados é de 4,3%, alta de 8,1% sobre o índice de 2008, de 3,82%. A falta de pagamento dos cheques já era esperada, já que com a proximidade do fim de ano, as pessoas acabam comprando mais do que planejam.

Os dados sobre a inadimplência são da Serasa Experian. O Estado ocupa a 12ª posição no ranking nacional, a mesma ocupada no ano passado. No Brasil, o índice ficou em 2,17%, valor igual ao obtido pelo 22º colocado (Mato Grosso do Sul). O levantamento mostra que o número de cheques compensados caiu 1% no período analisado. No ano passado foram compensados 14,095 milhões de cheques e este ano, 13,946 milhões.

Para o vice-presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Hermes Martins, a variação é considerada pequena, diante da quantidade de cheques compensados. Ele afirma ainda que isso é resultado da utilização desta forma de pagamento especialmente no penúltimo mês do ano, quando algumas pessoas antecipam as compras de Natal. Ele observa ainda que este percentual pode crescer ainda mais em dezembro. "As pessoas saem às compras e se empolgam, gastando mais do que pretendiam, e ao usar o cheque perdem um pouco do controle e podem ter dificuldade financeira quando o documento vai para compensação".





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/147778/visualizar/