Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 21 de Dezembro de 2009 às 19:35
Por: Edilson Almeida

    Imprimir


Municípios da região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá estão trabalhando no planejamento e preparação para respostas a desastres decorrentes do aumento das precipitações hídricas. O objetivo é prevenir ou amenizar as consequências de possíveis ocorrências como inundações bruscas ou graduais, alagamentos, enchentes e outras situações. A previsão para o período do verão, que teve início nesta segunda-feira, é de que haja altas temperaturas no decorrer do quadrimestre. Ao mesmo tempo, um aumento considerável do volume de chuvas.

Há também preocupação com os ribeirinhos, especialmente quanto a cheia do Rio Cuiabá. Além dos que habitam as margens do rio, há povoados que muitas vezes acabam submersos. Em Santo Antônio do Leverger, por exemplo, é comum ás águas chegarem à porta das casas. Os riscos de doenças também aumentam e torna o sistema de saúde deficiente com mais problemas.

O maior problema em Mato Grosso, no período das chuvas, são as estradas. Costumeiramente em péssimas condições, as rodovias, usadas pelo tráfego pesado, acabam se deteriorando nesta época do ano. Até maio, muitas estradas ficarão intransitáveis. Em alguns casos, municípios chegam a perder o único meio de acesso, com quedas de pontes. Em 2004, por exemplo, a cidade de Colniza teve risco de desabatescimento de alimentos e medicamentos em decorrência das péssimas condições de trafegalibilidade da estrada.

Em Cuiabá, o problema são as habitações erguidas em zonas de risco. Dependendo do volume de água, os vários córregos que cortam a cidade acabam transbordando. As vias da cidade, que já são de péssima conservação, ganham contornos sombrios, com o surgimento de enormes buracos, que dificultam ainda mais o caótico trânsito da cidade.

Na semana passada, representantes das prefeituras de Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, do Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar, da Superintendência de Defesa Civil (Sudec), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), da Guarda Municipal de Várzea Grande e da coordenadoria municipal de Defesa Civil de Cuiabá (Comdec) estiveram reunidos em Cuiabá. “A Sudec contará com quatro equipes de resposta rápida e duas equipes de apoio, para esse período chuvoso” – informou o coordenador de Resposta a Desastres e Reconstrução, major BM Elton Guilherme Crisóstomo.

Segundo ele, é fundamental o planejamento e preparação para o enfrentamento dessas possíveis ocorrências e das principais missões da Defesa Civil e forma de atuação junto aos municípios, caso haja necessidade de intervenção.

Os representantes solicitaram o auxílio da Defesa Civil para a criação e efetivação de planos de contingências, bem como apoio material para efetivar ações de resposta junto aos municípios. A Sudec entregou material informativo aos representantes de cada município, que deverão ser entregues às comunidades instaladas em área de riscos.

De acordo com previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta segunda-feira (21.12), o calor e a umidade, juntamente com o padrão de ventos em altitude, serão responsáveis pelas pancadas de chuva esperadas em grande parte do Centro-Oeste e da Região Norte do Brasil. Nesta segunda e terça-feira há previsão de chuva forte localizada em várias regiões inclusive nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Acre e Amazonas.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148027/visualizar/