Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 19 de Dezembro de 2009 às 16:25

    Imprimir


Mulheres treinadas ganham capacidade para gerar renda e mudam expectativa de futuro

Os coordenadores dos projetos Japuíra e Sementeia concluíram as atividades projetadas para o ano de 2009 durante encontros de avaliação realizados nesta quinta-feira (17.10), na sede do Japuíra, localizado no antigo Parque de Exposições da cidade e no auditório da Casa da Cultura “Judith Dias Barreto”, apontando resultados positivos e ótima perspectiva para o ano seguinte, quando serão iniciadas novas etapas e inclusive o lançamento de uma coleção de roupas, bolsas e acessórios. Os projetos estão sendo desenvolvidos em parceria com empresas privadas, ong’s e a prefeitura municipal de Nortelândia, visando capacitar homens e mulheres que estão de alguma forma excluídos do mercado de trabalho e assim reinseri-los na economia, gerando dessa forma renda e emprego aos contemplados.

O projeto Japuíra, desenvolvido em parceria com o Instituto Matogrossense do Algodão (IMA), capacitou cerca de 50 mulheres no ramo da costura industrial, com noções sobre modelagem, corte do tecido e costura, entre outros itens técnicos importantes para obter o máximo de qualidade na atividade.

As mulheres já estão produzindo variadas peças de roupas, uniformes para empresas e jalecos, por exemplo. Muitas delas expressaram felicidade pelo desempenho que não imaginavam atingir e comemoraram o fato de terem obtido conhecimentos que as colocam em condições de buscar colocação no mercado de trabalho.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Ana dos Anjos Perón, comemorou os resultados e confessou ter se surpreendido com o desempenho de mulheres que jamais haviam sentado de frente para uma máquina de costura e outras que tinham atividade completamente diferente da qual se propuseram a apreender. “Este é apenas o começo de uma grande caminhada que não tenho dúvida será muito vitoriosa” exaltou ela.

O prefeito municipal de Nortelândia, Neurilan Fraga, aproveitou a oportunidade para pontuar as dificuldades que vem encontrando ao longo do ano, mas que têm mantido a política de incentivar programas que visem gerar emprego e renda, transformando a vida das pessoas. Ele disse que além dos problemas financeiros que passam os municípios, enfrenta ainda situações de cunho político e de setores da sociedade que resistem as mudanças de comportamento e administrativas. “Alguns setores não querem que avancemos e buscam de toda forma desestabilizar um governo que tem suas ações voltadas para o povo, com foco na sua independência pessoal e profissional” reclamou.

O chefe do Poder Executivo, porém, enfatizou que está contente com o resultado do projeto e a revolução que aconteceu na vida de cada uma das integrantes do grupo. “Vocês deram um passo a frente muito importante em suas vidas, e conseguem hoje vislumbrar um futuro promissor por que acreditaram que mudar é possível” destacou.

Em seguida, no auditório da Casa da Cultura “Judith Dias Barreto”, se reuniram o Diretor da Arrossenssal Agropecuária, Laércio Trentino, e as coordenadoras da Ong Mundaréu e do Instituto Camargo Corrêa, para analisarem os resultado do Projeto Sementeia realizando com o Grupo “Arte da Mata”, que concluíram a primeira sua primeira etapa. De acordo com a avaliação, houve uma melhora na qualidade das bolsas e acessórios produzidos, que inclusive já estão sendo comercializados em São Paulo, e na Feira do Artesão promovida pelo Sebrae em Cuiabá. Durante o ano de 2009, foram realizadas pequenas amostras que encantaram o público e encheram de orgulho as mulheres que criaram as peças artesanais.

O projeto Sementeia, patrocinado pelo Grupo Camargo, visa criar uma fonte alternativa de renda, além de oportunizar um novo aprendizado as pessoas. Para o ano que vem o grupo já decidiu lançar uma coleção, agora utilizando objetos em cerâmica, e acessórios com forte apelo às riquezas naturais do local.





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148123/visualizar/