Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 18 de Dezembro de 2009 às 06:44
Por: Fabiana Reis

    Imprimir


Até o começo da semana que vem, os seis postos que abastecem com Gás Natural Veicular (GNV) em Mato Grosso devem retomar o fornecimento do combustível. A informação é do presidente da Companhia Mato-grossense de Gás (MT Gás), Helny de Paula, ao afirmar que estão sendo acertados o últimos detalhes com a GasOcidente (empresa que administra o gasoduto) para o transporte do produto até Cuiabá. As revendas estão sem o produto desde o início deste mês, depois que o contrato de transporte do gás existente entre a GasOcidente e a Termelétrica de Cuiabá expirou.

O engenheiro da Distribuidora GNV, que faz a compressão, distribuição e comercialização do combustível no Estado, Francisco Jamal Almeida, afirma que até ontem à tarde não havia recebido nenhum comunicado oficial da MT Gás quanto à retomada das atividades. "Estamos aguardando um posicionamento da estatal. Por enquanto não nos foi repassada nenhuma ordem para compressão de gás, já que o nosso trabalho é a execução da distribuição do produto", disse ao complementar que está obtendo informações sobre o gás natural por meio da imprensa.

Em contato com a Empresa Produtora de Energia (EPE) que administra a Termelétrica de Cuiabá e a GasOcidente, a reportagem foi informada de que o diretor Comercial da empresa, Fábio Garcia, viajou à Bolívia e que não havia detalhes sobre o motivo da viagem e nem por quanto tempo ele ficaria naquele país. Os postos por outro lado, aguardam um desfecho positivo sobre a questão, já que esta semana o governo do Estado divulgou a criação de uma agenda conjunta com a EPE para o reabastecimento do produto. Por medida de segurança, o proprietário do posto Metropolitano, Ranmed Moussa, solicitou à distribuidora a retirada dos matts, já que eles armazenam uma quantidade, mesmo que pequena, de gás.

No compromisso firmado entre EPE e governo, está a garantia de fornecimento de 20 mil metros cúbicos (m3) diários de gás, para serem usados no abastecimento de veículos, até o dia 31 de janeiro de 2010. Até esta data, o governo e a empresa pretendem encontrar uma solução definitiva para o envio do produto a Mato Grosso. O transporte do gás até Mato Grosso tem um custo mensal de cerca de R$ 2 milhões





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148185/visualizar/