Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 17 de Dezembro de 2009 às 09:47

    Imprimir


O indicador da Serasa Experian que mensura a perspectiva de inadimplência dos consumidores subiu 0,4% em outubro, o segundo mês consecutivo de elevação, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira.

O resultado, segundo a entidade, confirma que, após nove meses consecutivos de redução (dezembro de 2008 até agosto passado), o indicador está em processo de mudança. A atual trajetória de queda da inadimplência dos consumidores deve desacelerar ou até mesmo ser interrompida antes do final do primeiro semestre de 2010, avaliam os analistas da Serasa.

O rápido crescimento do endividamento das famílias, com o aumento da compra de automóveis e bens duráveis, estimulado pelo benefício fiscal concedido pelo governo federal e pelas condições mais favoráveis de crédito, não foi acompanhado na mesma proporção de uma elevação nos rendimentos, destacam os técnicos.

A entidade frisa, no entanto, que o fato de o indicador estar abaixo de 100 sinaliza que a estabilização deverá ocorrer num patamar de normalidade, não representando riscos à continuidade da expansão do crédito em 2010.

Empresas

O indicador para as empresas caiu 7,3% em outubro, o sétimo recuo mensal consecutivo. As sucessivas quedas mensais, iniciadas em abril, confirmam que a inadimplência das empresas começa a fase de declínio neste trimestre, devendo assim permanecer até pelo menos durante o primeiro semestre de 2010.

Entre os motivos da reversão do quadro da inadimplência das pessoas jurídicas estão a atual fase de crescimento econômico e a melhora gradativa do quadro externo, ambos promovendo o reequilíbrio do fluxo de caixas das empresas.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148288/visualizar/