Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 16 de Dezembro de 2009 às 08:48
Por: Maria Angélica de Moraes

    Imprimir


Terminou nesta terça-feira (15) o prazo para a vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso. A data foi ampliada para os pecuaristas na região do Pantanal mato-grossense, onde a imunização encontra dificuldades por conta do difícil acesso e do período chuvoso, comum nesta época. Enquanto o prazo de comunicação aos produtores das demais regiões se encerrou no dia 10 de dezembro, no Pantanal a vacinação pode ser comunicada às unidades do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT) até sexta-feira (18). De acordo com o órgão a previsão é que sejam imunizados 26 milhões de cabeças nas 102 mil propriedades rurais cadastradas em todo o Estado, considerado o maior rebanho do país.

A não vacinação no período estabelecido pode motivar a probabilidade da reintrodução da doença no estado. Mato Grosso não registra nenhum caso de febra aftosa há cerca de 13 anos. Quem não vacinar está sujeito a multa de R$ 71,98 por animal não vacinado, além da suspensão no movimento das fichas sanitárias dos inadimplentes junto ao Indea-MT.

Pantanal - De acordo com Roberto Pinheiro da Silva, da Coordenadoria de Controle de Doenças Animais do Indea, a campanha está dentro da normalidade até o momento. "Agora estamos aguardando a comunicação dos pecuaristas da região do Pantanal para então fazermos o trabalho com os inadimplentes, apesar de semanalmente haver um procedimento dos escritórios em informar e acompanhar estes produtores. Por enquanto não tivemos nenhuma informação que justificasse qualquer alteração no calendário".





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148406/visualizar/