Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 16 de Dezembro de 2009 às 06:03
Por: Fabiana Reis

    Imprimir


As vendas no comércio varejista de Mato Grosso subiram 2,4% no acumulado dos 10 primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2008. Em outubro, o desempenho estadual foi um pouco melhor, registrando incremento de 5,9% na comparação com igual mês do ano passado. O desempenho estadual foi inferior ao registrado pelo país. De janeiro a outubro, o comércio brasileiro apresenta elevação de 5,1% nas vendas e no décimo mês, isoladamente, o crescimento chegou a 5,4%, sobre o mesmo intervalo de 2008.

Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e foram divulgadas nesta terça-feira (15), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O balanço traz ainda o desempenho do setor no que se refere à receita. Para o vice-presidente da Federação do Comércio, Bens e Serviços de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Roberto Peron, o crescimento está dentro do esperado pelos empresários, já que este foi um ano de recuperação.

Ele frisa que alguns fatores vem contribuindo para a expansão nas vendas do setor, entre eles facilidade no acesso ao crédito e redução na taxa de juros. "No ano que vem as vendas vão melhorar. Elas já estão reagindo". Ainda de acordo com a PMC, a receita das vendas mato-grossenses evoluiu 7,1% entre janeiro e outubro, e somente em outubro elas cresceram 8,3%. No país, os percentuais de alta foram de 9,7% e 11,5%, respectivamente. No comércio varejista ampliado, que inclui as vendas de veículos e materiais de construção, Mato Grosso teve um desempenho semelhante. De janeiro a outubro as vendas cresceram 3,2% e a receita 4,6%. Já no décimo mês do ano, a variação foi de 5,9% nas vendas e de 5,2% na receita, sempre comparando com o mesmo período do ano anterior. "Nos últimos sete anos, a correção no salário mínimo foi de 95%. Isso proporcionou um poder de compra maior para os trabalhadores, que passaram a consumir mais do que antigamente".

Vendas em dezembro - O vice-presidente da Fecomércio, Roberto Peron afirma que a expectativa é que as vendas no centro de Cuiabá cresçam até 8% em dezembro, na comparação com o mesmo período de 2008. A animação é decorrente da injeção de cerca de R$ 240 milhões referente ao pagamento do 13º salário da iniciativa privada e dos órgãos públicos na Capital. Ele diz que nos primeiros 10 dias do mês, o movimento ficou estável e que a nesta semana caiu um pouco, reflexo do clima. "Tem chovido muito, e isso atrapalha. Mas vai melhorar".





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148421/visualizar/