Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Terça - 15 de Dezembro de 2009 às 20:34

    Imprimir


O juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal, foi considerado suspeito e terá que se afastar do caso MSI/Corinthians, parceria em que o clube e a empresa são investigados por suposta lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. A decisão foi tomada pela desembargadora Cecília Mello, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

A decisão foi tomada hoje e o juiz ainda não foi notificado. Procurado pela Folha, De Sanctis se mostrou surpreso e afirmou que não poderia se manifestar. Pouco antes de atender a ligação, ele estava tomando o depoimento de uma testemunha de acusação justamente do caso Corinthians.

Os advogados que pediram a suspeição De Sanctis, Roberto Podval, que defende Kia Joorabchian, e Alberto Toron, que defende o russo Boris Berezovski, confirmaram o afastamento. De acordo com eles, o juiz foi afastado liminarmente do caso até o julgamento final da exceção de suspeição.

Um juiz substituto deve assumir o caso até que o TRF decida se De Sanctis é ou não suspeito. Em casos de afastamento, não cabe recurso. Resta ao juiz esperar o veredicto final.

A atuação do juiz também é questionado no inquérito derivado da Operação Satiagraha, que investiga supostos crimes financeiros atribuídos ao banqueiro Daniel Dantas. A operação prendeu no ano passado o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, o ex-prefeito Celso Pitta e o investidor Naji Nahas. Todos foram soltos depois.

Em outubro, o TRF-3 (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região manteve o processo com De Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo.

O desembargador Johonsom Di Salvo, relator da ação de conflito de competência apresentada pela juíza Silvia Maria Rocha, manteve o processo com ele até que o tribunal julgue a ação.

A juíza recorreu ao tribunal depois que De Sanctis negou o pedido para transferir para a 2ª Vara Federal o precesso da Satiagraha.

Parceria

A MSI chegou ao Corinthians no final de 2004 e trouxe ao clube reforços de peso para a disputa da temporada 2005, como os argentinos Mascherano e Carlitos Tevez, e os meias Carlos Alberto e Roger, entre outros.

Apesar da conquista do Nacional em 2005, a parceira e o clube sempre estiveram em rota de colisão, principalmente entre o então presidente corintiano, Alberto Dualib, e Kia Joorabchian, representante da MSI.

No dia 21 de dezembro de 2007, o time do Parque São Jorge informou que enviou notificação à MSI para formalizar a rescisão contratual entre as partes, que segundo o clube foi "consolidada, para todos os fins e efeitos de direito, desde 24 de julho de 2007".

A nota revelava também que o clube pretendia cobrar da empresa valores que julga devidos --estima-se que a dívida seja de cerca de R$ 60 milhões.

Dirigentes do clube e da MSI foram processados pela Justiça Federal após denúncia do Ministério Público. Eles são acusados de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Em novembro do ano passado, a 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) anulou por unanimidade decreto expedido por Fausto de Sanctis que determinava a prisão preventiva do iraniano Kia Joorabchian.

O Supremo também estendeu a decisão ao magnata russo Boris Berezovski, e a Nojan Bedroud, ex-diretor da MSI.





Fonte: Folha de S. Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148453/visualizar/