Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 15 de Dezembro de 2009 às 16:45

    Imprimir


O volume de vendas no comércio varejista registrou alta de 1,4% em outubro em relação a setembro, enquanto as receitas tiveram crescimento de 1,8%, no sexto mês consecutivo de resultados positivos no setor.

Os dados, divulgados nesta terça-feira pelo IBGE, ainda apontam que o varejo estava mais aquecido no último mês de outubro do que no mesmo período do ano passado. O crescimento no volume de vendas em relação a outubro de 2008 foi de 8,4% - em termos de receita, o aumento foi da ordem de 11,5%.

Nove dos dez setores pesquisados pelo instituto apresentaram crescimento no volume de vendas entre outubro e setembro, com destaque para os setores de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (alta de 2,5%) e o de tecidos, vestuário e calçados (1,9%).

Como já era esperado, as vendas de veículos, motos e autopeças registraram um declínio (-15,8%) em outubro após os bons resultados de setembro, impulsionados pela redução do IPI.

Quando a comparação é feita com outubro do ano passado, no entanto, as oito atividades do varejo tiveram alta no volume de vendas, com destaque para o setor de supermercados, alimentos, bebidas e fumo, com alta de 12,2% no período.

Para o IBGE, o aumento no poder de compra da população, a estabilização de preços, além de programas de crédito e de isenção de impostos pelo governo contribuíram para os bons resultados em relação a 2008.

O único setor do comércio varejista ampliado que apresentou resultados negativos foi o de materiais de construção civil, que apresentou queda de 4,5% em relação a outubro de 2008.

Na última segunda-feira, a Caixa Econômica Federal anunciou uma linha de crédito de R$ 1 bilhão para lojas de material de construção. O valor máximo de cada financiamento é de R$ 10 mil.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148472/visualizar/