Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 15 de Dezembro de 2009 às 15:13

    Imprimir


Depois de apresentar crescimento nulo neste ano, a economia brasileira deve voltar a se expandir em ritmo acelerado em 2010, impulsionada principalmente pelo consumo interno e por um aumento nos investimentos, apontam previsões da Confederação Nacional da Indústria divulgadas nesta terça-feira.

Segundo as previsões da CNI, o PIB deve apresentar um crescimento de 5,5% no ano que vem, impulsionado em grande parte pela demanda interna, que já sustentou a recuperação neste ano.

"O crescimento será novamente sustentado pela demanda interna, pois a contribuição esperada do setor externo é negativa", diz o relatório. A CNI calcula que, devido ao crescimento mais lento das economias dos outros países, as exportações terão ritmo mais lento em 2010.

Para a entidade, o consumo interno será favorecido pelo crescimento do nível do emprego, controle da inflação, crédito às pessoas físicas e pelos programas de transferência de renda do governo.

A CNI também prevê um crescimento de 14% nos investimentos em 2010, graças à disponibilidade de financiamentos de longo prazo, à confiança do empresariado e à elevação da utilização da capacidade industrial instalada.

Ainda segundo a entidade, a valorização do real deve continuar a preocupar no ano que vem, principalmente pela entrada de recursos externos.

A valorização da moeda, no entanto, deve segurar o ritmo de crescimento da inflação, que deve ficar próxima ao centro da meta (IPCA de 4,5% ao ano).

Com a inflação sob controle, a CNI avalia que a taxa básica de juros deve se manter em 8,75% ao longo do ano.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148488/visualizar/