Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 15 de Dezembro de 2009 às 14:59
Por: Giuliana Vallone

    Imprimir


Apesar de estar em recuperação --mostrando em novembro o melhor avanço mensal desde 2006--, o emprego na indústria paulista só deve voltar no primeiro trimestre de 2011 aos mesmos níveis que tinha antes da explosão da crise financeira global, apontou a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) nesta terça-feira.

Segundo o diretor do Depecon (Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos) da entidade, Paulo Francini, o emprego terá uma recuperação mais lenta que a da atividade industrial. A previsão da Fiesp é que a atividade volte aos níveis de setembro de 2008 --mês que marcou o agravamento da crise financeira-- já em março de 2010.

"As empresas aprendem que podem atingir o mesmo nível de produção com um número menor de empregados. Isso se chama aumento de produtividade", explicou Francini durante a divulgação do nível de emprego da indústria paulista em novembro. "É como uma pessoa que emagrece e percebe que está vivendo melhor mais magro."

A Fiesp ainda reajustou para baixo as previsões de emprego para 2009. A entidade previu o fechamento de 105 mil vagas --o que significaria uma queda de 4,7% no ano. Na divulgação do índice de emprego de outubro, Francini havia dito que haveria redução de 80 mil postos de trabalho.

Na comparação entre novembro e o mesmo mês de 2008, houve queda de 6,29% no nível de emprego --ou 150 mil vagas a menos. Francini lembrou, porém, que a queda já foi maior, chegando a 200 mil empregos. "Claramente há uma reversão da curva, que estava negativa. Devemos ver essa curva voltando nos próximos meses, tendendo à recuperação", disse.

Uma prova dessa reversão foi o próprio dado de novembro. Considerando os ajustes sazonais, o emprego na indústria paulista teve alta de 0,94% --o maior avanço mensal desde dezembro de 2006. Isso ocorreu porque a tendência geral para o mês é de queda.

Considerando o setor industrial de todo o Brasil, a Fiesp prevê queda de 2,5% no emprego em 2009, voltando aos níveis anteriores à crise um pouco antes de São Paulo, em dezembro de 2010.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148491/visualizar/