Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Dezembro de 2009 às 14:46
Por: Luzia Araújo

    Imprimir


Vinte e quatro mulheres movidas pelo mesmo sonho: se tornar cabeleireira profissional. Corte, escova e penteado são as técnicas que elas estão aprendendo no curso oferecido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Programa Rede Cidadã. As aulas iniciaram no dia 14 de outubro e acontecem três vezes por semana, sempre no período vespertino, na Base Comunitária de Segurança do Ribeirão do Lipa, gratuitamente.

O curso é ministrado pela professora voluntária, Maria de Fátima Silva, que atua como cabeleireira profissional, em Cuiabá. Maria ensina as alunas a manusear tesouras, pentes, secador, chapinha entre outras técnicas. No início, eram ferramentas desconhecidas e que hoje são objetos de valorização pessoal e renda familiar. “Sempre fiz trabalhos sociais. É importante doar para as pessoas o que você sabe. Todas as alunas tem iniciativa de aprender e o sonho de ter seu próprio negócio para ajudar na renda da sua casa,” disse.

A professora aproveita ainda para fazer elogios às alunas que estão demonstrando um grande interesse nas aulas. “Satisfeitas com as aulas e animadas com o curso oferecido pelo Rede Cidadã, elas ficam ansiosas para sair de casa e vir participar das aulas,” afirmou Maria de Fátima.

As participantes são moradoras da região atendida pela base e de outras regiões mais distantes, como Coxipó. Uma delas é a Janete Orives, de 38 anos, que mora na Chácara dos Pinheiros, em Cuiabá. Janete, que já trabalha com beleza, é massagista em um salão de beleza e está fazendo o curso para complementar a profissão que escolheu e ampliar as oportunidades de trabalho. “Além das técnicas de corte, escova e penteados, o curso nos ensina a interagir com as pessoas, conviver e respeitar os outros e a amar a família,” explicou.

Segundo a aluna, Joelma Antunes da Silva, moradora do bairro Ribeirão do Lipa, ela ficou sabendo do curso quando levava seus dois filhos na aula de coral que também é oferecido na base. Para Joelma, as aulas são uma forma de ampliar seus conhecimentos e de superar obstáculos. “Estou no curso para aprender a fazer mais coisas. Quero trabalhar profissionalmente e também utilizar o que aprendi aqui na minha família. No início senti muitas dificuldades, mas fico tentando até conseguir vencer minhas dificuldades,”disse.

“Não sou moradora daqui, venho de longe e faço esforço para estar aqui. Um curso como esse é caro não é todo mundo que tem dinheiro para pagar. Temos que aproveitar a oportunidade para entrar 2010 diferentes, ganhando nosso dinheirinho” disse a aluna Elizangela Sebastiana de Souza.

Segundo a coordenadora do programa Rede Cidadã, tenente coronel PM Zózima Sales, o Rede ofereceu pela primeira vez o curso de Cabeleireiro, mas além desse existem outros como artesanato, flauta, violão utilizados para mobilizar a comunidade. “O curso é o meio de levar informação, profissionalização, aprimoramento e oportunidade para melhorar a qualidade de vida da comunidade,” explicou a coordenadora.





Fonte: Assessoria de Imprensa/Sejusp

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148493/visualizar/