Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 15 de Dezembro de 2009 às 12:17

    Imprimir


O ex-ditador cubano Fidel Castro recomendou que ninguém confie no "sorriso gentil" do presidente dos EUA, Barack Obama, e alertou que Washington trama contra governos esquerdistas da América Latina, inclusive o da Venezuela.

Fidel, 83, governou a ilha por quase 50 anos, até que sua saúde o obrigou a transferir o poder a seu irmão Raúl, em 2008. Inicialmente, ele elogiou a eleição de Obama, mas depois de tornou cada vez mais crítico ao que considera atos muito moderados diante do discurso de campanha do americano pela mudança.

Em carta lida pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, em um encontro de líderes esquerdistas em Havana, Fidel disse que os EUA apoiam movimentos direitistas na esperança de enfraquecer Chávez e outros líderes socialistas da região.

"As reais intenções do império são óbvias, desta vez por baixo do sorriso gentil e do rosto afroamericano de Barack Obama", disse na carta. "O império está se mobilizando por detrás de forças direitistas na América Latina para atacar a Venezuela e, assim, atacar [outros] Estados."

Fidel criticou a posição dos EUA com relação ao golpe militar de 28 de junho em Honduras, e um acordo que permite a presença militar norte-americana em sete bases colombianas.

O ex-presidente só é visto em fotos e vídeos ocasionais desde junho de 2006, mas mantém sua influência nos bastidores do governo e escreve regularmente artigos na imprensa estatal.

Na semana passada, ele recriminou Obama por aceitar o Prêmio Nobel da Paz em um momento em que amplia o envolvimento dos EUA com a guerra do Afeganistão.

Na segunda-feira, Chávez ironizou Obama, dizendo que ele conquistara o Prêmio Nobel da Guerra.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148513/visualizar/