Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Dezembro de 2009 às 08:55

    Imprimir


Uma ação de fiscalização resgatou quatro trabalhadores na fazenda São Judas Tadeu, em Marcelândia (a 710 quilômetros de Cuiabá). Encontrados em condições degradantes, os funcionários da propriedade rural aplicavam herbicidas altamente tóxicos no pasto sem nenhum equipamento de proteção, apresentando sintomas de intoxicação, e não tinham os direitos trabalhistas respeitados pelo contratante.

A operação realizada em parceria pelo Ministério Público do Trabalho e pela Polícia Civil aconteceu na sexta-feira passada, após o recebimento de uma denúncia. Os trabalhadores haviam sido contratados para aplicação de herbicida na pastagem. A moradia oferecida pelo proprietário rural aos quatro era um barraco à beira de um córrego, sem oferecer condições mínimas de higiene, onde eles tiveram que permanecer por meses.

Apesar de terem exercido as atividades por um longo tempo, as carteiras de trabalho não haviam sido assinadas. Durante a fiscalização, as equipes encontraram os trabalhadores aplicando o herbicida chamado “Jaguar” no pasto. O produto possui tarja vermelha e é considerado bastante prejudicial à saúde humana se manuseado inadequadamente.

Ao menos duas das vítimas apresentavam sintomas de intoxicação, como diarréia e dores no estômago. Após a realização da rescisão trabalhista, eles foram retirados do local e levados para a cidade de Colíder, onde moram. No barraco utilizado pelos trabalhadores foi encontrada uma espingarda calibre 28. A arma foi apreendida e será encaminhada para destruição. “Infelizmente, a infração aos direitos trabalhistas e a dignidade do ser humano são constantemente negligenciadas na região”, lamentou o delegado da cidade, Luiz Henrique Oliveira. (Com assessoria)





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148540/visualizar/