Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 14 de Dezembro de 2009 às 20:55

    Imprimir


A tendência para os preços do minério de ferro em 2010 é de alta, mas ainda é cedo para avaliar o percentual que será obtido junto às siderúrgicas, afirmou nesta segunda-feira o presidente da Vale, Roger Agnelli.

"Acho que vai ser um ano positivo e existe tendência de alta no preço do minério, mas o quanto eu não sei", disse o executivo a jornalistas durante evento no Rio.

Segundo ele, será necessário aguardar um pouco mais, até início do ano que vem, para que mais informações sobre o estágio da indústria fiquem disponíveis e sirvam de base para a rodada de negociação com os representantes das siderúrgicas.

Agnelli afirmou que existe um consenso no mercado de que haverá alta dos preços e acrescentou que a maior preocupação no momento para as mineradoras é o dólar.

"Acho que teve um impacto de custo forte em função da desvalorização do dólar. Esse é um fator. O outro fator são os preços das commodities, que se recuperaram em relação aos níveis do ano passado enquanto o minério de ferro está congelado há um ano, com base nos contratos", afirmou, opinando que há uma discrepância entre os valores do minério e de outras commodities que precisa ser avaliada na rodada de negociação com as siderúrgicas.

Apesar da sensação da chegada de um ano melhor para a companhia e para o setor como um todo, o presidente da Vale salientou que os mercados estão se recuperando de uma maneira não uniforme.

"O ano vai ser positivo, o pior da crise já passou, mas a indústria de mineração sofreu fortemente e grandes clientes ainda não voltaram", afirmou. "A China está bem, mas a Europa não recuperou. E os Estados Unidos não deram ainda os primeiros sinais de recuperação, mas tudo indica que vai ter recuperação."





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148587/visualizar/