Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 14 de Dezembro de 2009 às 16:40

    Imprimir


Os pecuaristas que possuem propriedades rurais no baixo pantanal mato-grossense precisam ficar atentos para a data limite de comunicar ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso - Indea-MT, sobre a vacinação do rebanho contra a febre aftosa. O prazo termina amanhã, dia 15 de dezembro. “A vacinação contra a aftosa evoluiu muito aqui na nossa região pantaneira. A Acrimat e o Sindicato Rural estão fazendo um grande trabalho de conscientização junto aos produtores e tem surtido efeito”, disse o representante da Associação dos Criadores de Mato Grosso – Acrimat, Comissão Pantanal, Cristovão Afonso. Segundo Cristovão, “a expectativa é que quase 100% dos pecuaristas pantaneiros vacinem seu gado atingindo um alto índice de vacinação”.

A microrregião do Pantanal é formada pelos municípios de Barão do Melgaço, Cáceres, Poconé e Santo Antônio do Leverger. Esses quatro municípios somam área pouco superior a 6,5 milhões de hectares que corresponde a 7,1% da área total de Mato Grosso. Junto com a Baixada Cuiabana e Tangará da Serra, o Pantanal forma a macrorregião Centro Sul.

O bioma Pantanal cobre praticamente toda região, chegando a invadir os municípios de Itiquira, Nossa Senhora do Livramento e Várzea Grande. Segundo dados do Indea e Imea - Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuário - o rebanho do Pantanal cresceu mais de 19% entre 2003 e 2007. Hoje a microrregião tem o 5º maior rebanho do Estado, com 1,7 milhão de cabeças (nos quatro municípios - 2007).

A meta do governo de Mato Grosso é vacinar 26.021.367 milhões de cabeças de gado que são criadas em 102 mil propriedades rurais cadastradas durante todo mês de novembro. A expectativa do setor produtivo é de que o pecuarista ultrapasse os índices de vacinação espontânea da etapa de maio que foi de 99,72% do rebanho até 24 meses.

Quem não vacinou o gado no período estipulado pela campanha vai pagar multa de 2,25 em UPF (Unidade Padrão de Financiamento), o equivalente a R$ 31,99, por cabeça de gado não vacinado, além da suspensão no movimento das fichas sanitárias dos inadimplentes junto aos escritórios do Indea-MT.

Mato Grosso não registra nenhum foco de febre aftosa há quase 15 anos. No Brasil, atualmente 15 estados possuem status de área livre de Febre Aftosa de acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal - OIE sendo 14 estados livres com vacinação (Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia, Tocantins, Bahia, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal) e um estado livre sem vacinação (Santa Catarina).





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148611/visualizar/