Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 14 de Dezembro de 2009 às 09:30
Por: Lidiana Cuiabano

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) lança, nesta terça-feira (15.12), a operação “Natal com Segurança”. O lançamento será, às 9 horas, na praça da República, em Cuiabá. Na oportunidade, autoridades da Segurança Pública entregarão cartilhas à população com dicas de segurança para garantir a tranquilidade nas comemorações de fim de ano.

Na última sexta-feira (11.12), representantes de cada instituição da segurança pública e parceiros da operação apresentaram à imprensa o plano operacional integrado que objetiva inibir a criminalidade nesse período do ano.

Um grande esquema de segurança foi montado pela Sejusp. Um total de 3.359 homens da Polícia Militar, 302 policiais civis e 190 militares do Corpo de Bombeiros estarão atuando em ações preventivas, ostensivas, de orientação e repressão, numa ação conjunta de fim de ano da segurança pública.

Em todo Estado, a Polícia Militar empregará 336 viaturas e 115 motos. Será realizado policiamento ostensivo – a pé e ciclístico – barreiras móveis nas vias de grande fluxo; policiamento motorizado; pontos base, integração com outros órgãos; pontos demonstrativos para atendimento rápido, em especial aos transeuntes, e barreiras integradas do Comando Regional I e II da Polícia Militar nas pontes de Cuiabá e Várzea Grande.

“Vamos intensificar o policiamento ostensivo a pé e ciclístico na área central da Capital, em especial na região comercial, e nos bairros como Osmar Cabral, Tijucal, Cristo Rei e a grande CPA”, disse o comandante geral da PM, coronel Antônio Benedito de Campos Filho.

Para inibir o abuso do álcool e evitar acidentes nesse período, os bafômetros recebidos pela segurança recentemente serão usados em todos os pontos de blitz da operação, afirmou Campos Filho.

A exemplo do que foi realizado em anos anteriores, a Polícia Militar disponibilizará o serviço de disque denúncia (0800 653939), funcionando 24 horas, para que a população possa fazer denúncias ou solicitar atendimento.

“Também será disponibilizado aos empresários o serviço de acompanhamento de escolta para grandes valores. A ação é implementada nessa época do ano para evitar ações criminosas, já que a movimentação bancária cresce consideravelmente nesse período de festas”, frisou Campos Filho.

Mato Grosso é o único Estado da federação a disponibilizar esse tipo de serviço a comerciantes.Os empresários de Cuiabá e Várzea Grande terão mais dois números de telefones exclusivos para solicitações e denúncias, são eles: 3624-1052 e 3624-1053. Além da escolta de valores, a Polícia Militar também ministrará palestras orientativas a empresários sobre identificação de notas falsas e de cheques adulterados.

PREVENÇÃO

O Corpo de Bombeiros Militar montou toda uma estrutura de prevenção, combate a incêndio, pânico e acidentes. Serão empregados 190 militares para atuar em toda extensão da área metropolitana, de Cuiabá a Várzea Grande. “Vamos reforçar o efetivo operacional e realizar ações específicas de descentralização de viaturas das bases para os pontos de maior concentração de pessoas e fluxo de veículos.

Faremos também o patrulhamento preventivo na rodovia Estadual Emanuel Pinheiro, que liga os municípios de Cuiabá a Chapada, orientando banhistas, prestando serviço 24 horas com uma viatura de Combate a Incêndio e uma guarnição especializada para atender vítimas de acidentes de trânsito presas em ferragens”, explicou o comandante Metropolitano do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, tenente coronel BM Júlio Cezar Rodrigues.

O Corpo de Bombeiros também atuará em integração com o corpo de saúde da Polícia Militar na praça da República, em Cuiabá, realizando atendimentos primários de primeiros socorros, emergências clínicas e aferindo pressão arterial.

No interior do Estado, cada unidade terá seu plano de ação. “Haverá escala extra de trabalho e ações de prevenção, em especial em municípios com rios, como Cáceres e Barra do Garças”, disse o comandante de Interior do Corpo de Bombeiros Militar, tenente coronel BM Giovani Eggers.

A Polícia Judiciária Civil disponibilizará 302 policiais para atuar nesse período de festas. “O serviço de inteligência vai colaborar para tirar os meliantes da rua. No interior, em especial nas cidades polos, e nos bairros de Cuiabá, a Polícia Civil trabalhará de forma diferenciada para atender todas as demandas da população e dos órgãos da segurança pública de uma forma integrada”, destacou o diretor geral da Polícia Judiciária Civil, José Lindomar da Costa.





Fonte: Assessoria/Sejusp-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148665/visualizar/