Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 12 de Dezembro de 2009 às 09:30

    Imprimir


Município inaugura obra e promove show para marcar data

O município de Santo Afonso, comemora no próximo dia 20 de Dezembro, seu 17º aniversário de emancipação político administrativa. As origens históricas do município remonta-se ao período dos garimpos antigos de Diamantino, acompanhando as suas vicissitudes nos ciclos de produção e abandono.

No começo do século o lugar era explorado pelos seringueiros. A denominação Santo Afonso tem origem na referência que se faz a um cidadão chamado Afonso, que segundo fonte oral era funcionário da Companhia de Telégrafos. Por muitos anos o local ficou conhecido por Afonso, mais tarde adicionou-se o termo Santo, ficando Santo Afonso. Por volta de 1912 a localidade recebeu uma estação telegráfica, intermediária entre Parecis e Barra do Rio Bugres, instalada pela Comissão Rondon. Em 1940 José Gratidiano Dorilêo possuía um barracão de zinco, destinado a depósito de látex. O lugar servia como ponto de referência para orientação regional da Serra de Tapirapuã. Por Santo Afonso passou a Coluna Prestes em 1927, a caminho da Bolívia.

O desenvolvimento teve maior impulso a partir de 1959. Questões fundiárias irromperam na região, tendo a Prelazia de Diamantino entrado com ação judicial em favor dos posseiros legais. Novo impulso migratório, em 1975, deu configuração a Santo Afonso.O município de Santo Afonso foi criado através da Lei nº 5.909, de 20 de dezembro de 1991. O trabalho de emancipação foi capitaneado a época pelo hoje prefeito Silvio Souto, que era vereador de Arenápolis, a quem pertencia o então distrito.

Para comemorar a data, a administração municipal vai inaugurar no próximo sábado (19.12), o Centro de Múltiplouso, um sonho antigo da comunidade, e em seguida no mesmo local terá baile com a Banda Dumato, a entrada será dois kg de alimento não perecível ou R$ 5,00 (cinco reais) que serão revertidos para a Assistência social, beneficiando famílias carentes. No domingo, dia 20, um grande almoço oferecido a toda a população, encerram as comemorações alusivas ao aniversário de emancipação político administrativa da cidade.

Silvio Souto, disse se sentir lisonjeado em comemorar o aniversário como o prefeito da cidade e relembrou a luta para desmembrar o distrito do município mãe. “Eu e muitos companheiros idealistas, queríamos nos tornar independente e com muita luta e perseverança, conseguimos nos desvencilhar e hoje seguimos crescendo” destacou. O chefe do Poder Executivo, disse que assumiu um município com muitas dificuldades, dividas deixadas pelo antecessor, mas que hoje já está dando a volta por cima, e segue implementando seu plano de governo para mudar a realidade encontrada e oferecer a comunidade melhor qualidade de vida, com as obras que estão sendo entregues e os programas desenvolvidos para provocar o crescimento econômico desejado.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148708/visualizar/