Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 12 de Dezembro de 2009 às 08:53
Por: Alecy Alves

    Imprimir


A Operação Natal com Segurança, que começa na próxima terça-feira e se estende até dia 3 de janeiro 2010, levará às ruas pouco mais de 3.300 policiais militares, 366 viaturas, 115 motos e dezenas de bicicletas em todo o Estado. O anúncio foi feito ontem pelo Comando da PM em Mato Grosso.

Nas áreas comerciais de Cuiabá, Várzea Grande e outros centros de compra do interior as ações serão voltadas à prevenção da criminalidade com a presença ostensiva de um grande número de policiais e viaturas nas ruas.

Nos locais com maior concentração de consumidores em compras, como no Centro de Cuiabá, a PM está apostando no policiamento a pé, de moto e bicicleta. O coronel Antônio Benedito de Campos Filho, comandante da PM, disse que essa é a saída para a falta de mobilidade em pequenos trechos de vias com grande concentração de lojas e consumidores. Para ele, além de intimidar a ação dos bandidos, haverá mais agilidade nas rondas ou perseguições em caso de assaltos e outros crimes. Fechando o cerco contra os criminosos, a PM manterá bases temporárias (viaturas) em pontos estratégicos como trevos, pontes, viadutos e outros.

Os comerciantes de Cuiabá ainda vão contar com um serviço especial da PM: “segurança vip”. Aquele empresário que tiver muito dinheiro em caixa e for levá-lo ao banco poderá contar com a cobertura policial para o carro forte no percurso entre a loja e a rede bancária. Já a população em geral terá a disposição posto policial e médico na praça da República. Quatro médicos PMs vão atender casos, por exemplo, de pessoas que passarem por causa de tumulto e calor.

Para triplicar o número de policiais nas ruas, além de escalar o efetivo que cotidianamente trabalha nos setores administrativos dos quartéis, a Polícia Militar suspendeu férias, licenças especiais e reduziu o descanso da tropa. A escala de trabalho passou de 12 horas de trabalho por 48h de descanso para 24h em ação por tempo similar de folga.

A Polícia Civil, de acordo com plano apresentado pela diretora Metropolitana, delegada Vera Rotilde, montará um serviço específico para atendimento dos empresários na sede da Associação Comercial de Cuiabá, no 14º andar do Palácio do Comércio, e uma delegacia móvel na praça da República. Além disso, cada unidade do Cisc (Centro Integrado de Segurança Pública) terá uma equipe plantonista, com delegado e policiais. Já o Corpo de Bombeiros vai levar às ruas 120 bombeiros e nove viaturas de combate a incêndio e salvamento, escada mecânica (recém-adquirida) e duas viaturas de resgate de pessoas em situação de risco.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148711/visualizar/