Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sábado - 12 de Dezembro de 2009 às 03:38
Por: Steffanie Schmidt

    Imprimir


Seguindo as estatísticas nacionais, Mato Grosso mais que dobrou o número de pessoas com mais dez anos de idade ou mais que acessaram a internet pelo menos uma vez entre os anos de 2005 e 2008. Entretanto, esse percentual – 33,8% - não é maior que o contingente de pessoas que não acessaram a internet, seja por falta de acesso, ou por não saber utilizar um micro-computador.

No Estado, 38,7% das pessoas afirmaram que não acessaram a rede mundial de computadores porque não tinham acesso a um micro-computador. Outras 29,8% declararam que não achavam necessário ou não queriam utilizar a internet.

Já 27% das pessoas entrevistadas em Mato Grosso disseram não saber navegar e 1,7% declararam que o custo do computador inviabiliza o acesso à rede. Os dados pertencentes ao Suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008 sobre Acesso à Internet e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal foram divulgados ontem pelo do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE).

A falta de acesso a um microcomputador era a realidade do estudante Douglas Ramos da Silva, 18, há dois anos, quando adquiriu a primeira máquina. Inserido na estatística de 38,7% do IBGE, ele aprendeu por meio dessa janela virtual a diferença que o mundo através de fios pode fazer em sua vida escolar.

Morador do pacato distrito de Capão Grande, em Várzea Grande, distante 25 quilômetros do centro de Cuiabá, ele afirma que utiliza a rede mundial de computadores com mais frequência para estudar. Já seu irmão, de 15 anos, prefere se aventurar pelos jogos.

Em todo país o percentual de pessoas que já acessou a rede aumentou 75,3%, passando de 20,9% para 34,8% das pessoas com dez anos de idade ou mais, ou 56 milhões de usuários.

O aumento no acesso à internet se deu tanto para os homens (de 21,9% em 2005 para 35,8% em 2008) quanto para as mulheres (de 20,1% para 33,9%).

Os mais jovens são os que mais acessam a rede mundial de computadores, assim como os mais escolarizados. Embora já tenha 18, Douglas e seu irmão de 15 anos se encaixam no grupo de jovens entre 15 e 17 anos de idade que registrou o maior percentual (62,9%) de pessoas que acessam a rede.

Além disso, os jovens foram os que tiveram o maior aumento em relação a 2005, quando o percentual era 33,7%. A partir dessa faixa etária, o percentual de usuários diminui com a idade, chegando a 11,2% das pessoas de 50 anos ou mais. Esse grupo representa 24,8% da população total, mas corresponde a apenas 8% do total dos que acessam a internet.

“Eu utilizo muito para fazer trabalhos e pesquisar coisas, mas meu irmão usa quase que somente para jogos”, afirmou o vestibulando. Os fins educacionais foram superados de 2005 para 2008 em motivos para acesso à internet.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148727/visualizar/