Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 10 de Dezembro de 2009 às 13:45

    Imprimir


Um estudo divulgado nesta quinta-feira pela consultoria Economatica aponta que o real se valorizou em mais de 100% em relação ao dólar durante os dois mandatos do governo do presidente Lula.

Segundo dados coletados entre 31 de dezembro de 2002 (um dia antes da posse de Lula) e a última quarta-feira (9), a moeda brasileira teve uma valorização de 100,64% em relação ao dólar, a maior entre as principais moedas latino-americanas.

Em 31 de dezembro de 2002, o dólar valia R$ 3,533. Na quarta-feira, a moeda fechou em R$ 1,761. Só em 2009, o real se valorizou 32,7%.

Além do real, a consultoria compilou dados das moedas de Chile, Colômbia, Peru, México, Venezuela, Argentina, e o euro. No período, os únicos países que viram suas moedas se desvalorizarem em relação ao dólar foram Argentina, México e Venezuela.

A valorização do real é uma grande preocupação para os exportadores brasileiros, que veem seus produtos perderem a competitividade no exterior por chegarem com preços maiores.

Na semana passada, durante uma visita ao Brasil, o prêmio Nobel de Economia Paul Krugman chegou a afirmar que o fluxo excessivo de investimentos estrangeiros no país está criando uma supervalorização do real, e alertou para formação de 'bolhas'.

Em novembro, o governo anunciou a cobrança de IOF sobre o capital estrangeiro que entra no país para tentar evitar uma sobrevalorização do real.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148860/visualizar/