Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 10 de Dezembro de 2009 às 11:43
Por: Marcela Rocha

    Imprimir


A economia brasileira cresceu 1,3% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o segundo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), isto mostra "a continuidade da expansão do emprego e do rendimento do trabalho". "Os salários continuam crescendo", acrescenta.

- Mantido assim, nós deveremos esperar que 2010 seja o melhor ano da década.

Embora tenha crescido 1,3% em relação ao trimestre anterior, o Produto Interno Bruto (PIB) do País recuou 1,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Para Pochmann, "estamos retomando" a recuperação da crise que abateu o mundo. Na sua avaliação, isto não se deu pelo insuflamento do Estado brasileiro, que foi o que menos cresceu (0,5%), nem pelo consumo das famílias (2,0%), mas pelo crescimento do investimento (6,5%).

O setor industrial trouxe "boas notícias", afirma. O PIB da indústria apresentou expansão de 2,9% no terceiro trimestre de 2009 em relação ao anterior. "Nós estamos crescendo da melhor maneira, que é pelo investimento, que gera capacidade futura de produção, que está adequada ao ritmo de consumo", encadeia.

Apresentado o cenário, Pochmann prevê uma expansão em torno de 1 a 1,5% no PIB deste ano. "Ainda temos a esperança de que o último trimestre seja muito mais forte do que este terceiro", explica.





Fonte: Terra Magazine

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148876/visualizar/