Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 10 de Dezembro de 2009 às 07:47
Por: Maria Angélica de Moraes

    Imprimir


O Sindicato das Indústrias da Construção Civil em Mato Grosso (Sinduscon-MT) divulgou esta semana o valor do metro quadrado da construção no estado relativo a novembro de 2009. O Custo Unitário Básico (CUB/m2) registrou alta de 0,24% em comparação com outubro do mesmo ano e está em R$ 747,43. O valor é referente a uma residência multifamiliar padrão de acabamento normal (R8-N).

O CUB/m2 é o índice oficial calculado e divulgado mensalmente pelo Sinduscon que acompanha a evolução dos preços de 29 insumos divididos em materiais, mão-de-obra, despesas administrativas e equipamento. Segundo a engenheira Sheila Marcon de Mesquita, do departamento técnico da entidade, em novembro, dos insumos que fazem parte da pesquisa 12 sofreram elevação em seus preços, dez registraram redução e sete permaneceram estáveis. Os itens que contribuíram para o aumento do valor global foram os materiais (0,34%) e equipamentos (5,77%).

Entre os materiais com maior representatividade nesta elevação estão os materiais de acabamento como esquadria de correr (+10,82%), fechadura em ferro cromado (+1,67%) e bancada de mármore (+1,56%). Dos materiais básicos, o aço CA 50 › 10mm, que desde de maio de 2009 registrava deflação, voltou a subir (+2,74%). Já no item equipamento a locação de betoneira teve alta de 5,77%.

O CUB é um índice que contribui para aferir a variação inflacionária da construção. Levando em consideração os lotes básicos de insumos (materiais de construção, mão de obra, despesas administrativas e equipamentos). O objetivo é disciplinar o mercado de incorporação imobiliária, servindo como parâmetro na determinação dos custos.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148904/visualizar/