Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 09 de Dezembro de 2009 às 12:05
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) notificou até esta quarta-feira (09.12), um total de 46.612 casos de dengue, sendo que 1.347 foram notificados como casos graves da doença.

Até agora foram registradas 52 notificações de óbitos por dengue. Desses óbitos, 48 foram confirmados e 04 casos estão sob investigação. Os números são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES/MT.

CUIABÁ - A capital do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, tem até o momento a notificação de 11.381 de dengue. Desses, 332 foram notificados como casos graves da doença. Foram registrados 14 casos por óbitos pela doença em Cuiabá, sendo que 12 casos foram confirmados e 02 estão sob investigação.

VÁRZEA GRANDE - Em Várzea Grande, até o momento, a notificação é de 4.158 casos de dengue. Desse número, 471 foram notificados como casos graves da doença. Foram registrados no município, 09 óbitos, sendo que 08 foram confirmados e 01 está sob investigação.

ÓBITOS NOS DEMAIS MUNICÍPIOS - Os municípios que tiveram óbitos confirmados até o momento foram: Curvelândia (01), Diamantino (01), Jaciara (02), Juara (01), Nova Mutum (01), Rondonópolis (02), Rosário Oeste (02), Sinop (06), Tangará da Serra (02), Tapurah (01), Aripuanã (02), Água Boa (02, sendo 01 confirmado e 01 sob investigação), Cáceres (04), Mirassol D’Oeste (01) e Barra do Garças (01).

O Estado de Mato Grosso apresentou um acréscimo de 320.72% de notificações de dengue, se comparado com os períodos de janeiro a 09 de dezembro de 2008 ao de janeiro a 09 de dezembro de 2009.

A Secretaria de Estado de Saúde informa que o Estado de Mato Grosso está em estado de alerta para as ocorrências de dengue nos 141 municípios.

O Estado alerta também, que é importante nesse momento, que todos os municípios, coloquem em prática o que prevê o Plano Estadual de Contingência de Combate a Dengue, principalmente naqueles municípios com maiores índices de densidade populacional.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO - Manter a caixa d’água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos na sua parte interna (lavados com escova e sabão semanalmente). Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar a água da chuva acumular sobre as lajes.

No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia no pratinho da planta, lavar a mesmo com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana, fazendo o mesmo com vasos de plantas aquáticas. Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los foram do alcance de animais. Manter lixeiras bem fechadas.





Fonte: Assessoria/SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148968/visualizar/