Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 08 de Dezembro de 2009 às 18:31

    Imprimir


Depois de vacinar o gado durante todo mês de novembro, o pecuarista agora tem outro compromisso inadiável, que é o de comunicar que imunizou seu rebanho contra a febre aftosa. O comunicado deve ser feito até o dia 10 de dezembro, próxima quinta-feira, nos escritórios do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso - Indea-MT, exceto as propriedades localizadas o baixo pantanal mato-grossense, onde o período da comunicação se estenderá até dia 15 de dezembro. A meta do governo de Mato Grosso é vacinar 26.021.367 milhões de cabeças de gado que são criadas em 102 mil propriedades rurais cadastradas.

“É muito importante que o produtor cumpra mais essa tarefa, pois só assim teremos a garantia de que vamos continuar livre de uma doença que interfere não só na sanidade dos animais, mas também na sua comercialização, principalmente nos mercados mais exigentes como o Europeu’, comentou o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso – Acrimat, Luciano Vacari.

A expectativa do setor produtivo é de que o pecuarista ultrapasse os índices de vacinação espontânea da etapa de maio que foi de 99,72% do rebanho até 24 meses. “De qualquer maneira os 26 milhões de cabeças de gado de Mato Grosso serão vacinados, mas quem não fizer de forma voluntária terá que fazer com a supervisão dos técnicos do Indea, além de pagar uma salgada multa”, alertou Vacari.

Quem não vacinou o gado no período estipulado pela campanha vai pagar multa de 2,25 em UPF (Unidade Padrão de Financiamento), o equivalente a R$ 31,99, por cabeça de gado não vacinado, além da suspensão no movimento das fichas sanitárias dos inadimplentes junto aos escritórios do Indea-MT. “Não existe justificativa para que o pecuarista não cumpra sua principal tarefa, pois isso reflete em toda cadeia produtiva, mas acreditamos que o produtor está consciente de seu papel e aguardamos um resultado positivo”, disse o superintendente da Acrimat.

Mato Grosso não registra nenhum foco de febre aftosa há quase 15 anos. No Brasil, atualmente 15 estados possuem status de área livre de Febre Aftosa de acordo com a OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), sendo 14 estados livres com vacinação (Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia, Tocantins, Bahia, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal) e um estado livre sem vacinação (Santa Catarina).

“O sucesso no controle da doença é fruto do trabalho conjunto de todos, mas em especial do pecuarista que de maneira responsável vacina rigorosamente seus animais ano a ano”, frisou Vacari.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149045/visualizar/