Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 08 de Dezembro de 2009 às 17:32
Por: Matheus Goéss

    Imprimir


O Prefeito de Nortelândia deu entrevista exclusiva ao Jornal o Divisor e à TV Diamante sobre o Consórcio: “O consórcio é a união dos municípios, aonde busca dar uma qualidade melhor na prestação de serviços na área de saúde, ele é de fundamental importância para os municípios que compõe essa região do Alto do Paraguai tendo em vista que pelos dados levantados, durante esses quatro anos de existência do consórcio foram inúmeras consultas realizadas, exames, prestando serviço aqui para a população ...o consórcio tem dois aspectos. Um é a prestação de serviços e a outra é a função política. Não adianta ter o aspecto da prestação de serviços sem ter a unidade política.” (aplausos).

Essas foram umas das declarações mais interessantes dessa reunião de terça feira, dia da Nossa Senhora da Imaculada Conceição, dia da estréia da TV Diamante, e também dia escolhido para a despedida da ex-líder do Consórcio Intermunicipal de Saúde Alice de Paula. Exceto a secretária estavam presentes o Prefeito de São José do Rio Claro, Massao Watanabe, o Prefeito de Diamantino Juviano Lincoln e o Prefeito de Nortelândia Neurilan Fraga – assumindo completamente a liderança do Consórcio nessa ocasião. Rosário Oeste e Alto Paraguai marcaram presença através de seus secretários.

Hoje o CISCN é composto por seis municípios, Diamantino, Alto Paraguai, Nortelândia, São José do Rio Claro, Nobre e Rosário Oeste.

E mais, como já dito, foram revistos o conselho fiscal, o conselho intermunicipal e Neurilan e Massao forma confirmados como Presidente e Vice. Essa parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Centro Norte – CISCN, sediado em Diamantino e que tem sido de vital importância para o atendimento médico na região por disponibilizar especialistas de diversas áreas e contar com uma descentralização que possibilita um médico especialista se deslocar para as cidades conveniadas e atender diretamente lá. Ao invés do tradicional, os doentes se deslocarem para Cuiabá.

O Prefeito de São José do Rio Claro, Massao, afirmou: “Neurilan vem conduzindo muito bem o consórcio”...Lincoln: “Ele é o nosso candidato. É prudente e racional, que sejam eles dois. Completa o Prefeito Lincoln, dizendo da escolha de Massau e Nerilan para administrarem o CISCN agora e após a saída da ex-secretária Alice de Paula, que muito emocionada se despediu oficialmente da chefia da secretaria com muitos comentários favoráveis.

Massao: eu só tenho a parabenizar. Por que administrar esse caixa não foi fácil. Essa habilidade de administrar o que é escasso é propriedade das mulheres.

Massao também nos deu uma exclusiva, tanto para o Jornal O Divisor quanto para a TV Diamante: “A última reunião do ano para prestação de contas e a eleição da nova diretoria, onde o Presidente Neurilan foi reconduzido ao cargo, acho que ai mostra como o Consórcio vem dando a resolutividade das questões de saúde das cidades do interior, acho que além do atendimento que vem sendo dado na sede do Consórcio aqui na cidade de Diamantino, o fato de descentralizar os atendimentos nos municípios, o profissional médico deslocando para a cidade de origem facilita muito o atendimento”.

O Prefeito Juviano Lincoln: Ficou confirmado a mesma diretoria para este ano de 2010. É uma satisfação para nós podemos estar contribuindo para o atendimento de mais de 20.000 atendimentos nesses anos de funcionamento... Talvez seja o melhor consórcio do Estado do Mato Grosso e o valor recebido é o menor do Estado do Mato Grosso”.

O prefeito Adair José de Alto Paraguai também realizou uma análise da reunião: “O consórcio tem feito a diferença aqui na região na questão da saúde, a saúde hoje é um problema nacional, em Cuiabá vive um problema grave de Saúde e nossa região por ser uma das regiões mais pobres do Estado, então exige mais de nós municípios no sentido de discutir e buscar saídas”.

E para finalizar fica a mensagem Neurilan Fraga, agora o encarregado do CISCN: Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Muita “Saúde”, mesmo, para todos” num trocadilho com o cargo.





Fonte: O Divisor

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149050/visualizar/