Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 08 de Dezembro de 2009 às 14:29

    Imprimir


A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgou nesta terça-feira que prevê uma expansão da economia de 6,2% no próximo ano, baseada no crescimento da massa salarial e do crédito, além de um cenário externo menos adverso. Para 2009, a projeção é de PIB (Produto Interno Bruto) positivo em 0,4%.

A projeção da Fiesp é mais otimista do que a média do mercado, que prevê crescimento de 5% para o ano que vem, conforme pesquisa do Banco Central (boletim Focus). Também é mais positiva do que o governo federal, que espera um crescimento igual ou superior a 5%.

"As expectativas para o ano que vem são realmente positivas", afirmou o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, que ressaltou que 2009 acabou sendo melhor que o esperado. "Conseguimos passar o ano com estabilidade econômica."

De acordo com a Federação, a indústria deve se recuperar em 2010 e o PIB do setor deve subir 8,5% --contra 3,9% da Agropecuária e 4,8% em Serviços--, influenciado pelo crescimento da demanda interna e pela melhoria das exportações.

Dentro deste cenário de retomada, a Fiesp prevê que a produção industrial brasileira (e do Estado de São Paulo) deve voltar aos níveis pré-crise em março de 2010, fechando o ano em alta de 12% --para São Paulo, a previsão é de 13,5%.

Sob a ótica da demanda, os investimentos (representados pela Formação Bruta de Capital Fixo) devem puxar a expansão econômica em 2010, em alta de 19,6%. De acordo com a Fiesp, o crescimento será impulsionado pela alta de 10,3% da construção civil e de 26,3% na produção de máquinas e equipamentos. O consumo das famílias deve crescer 6%.

"O Brasil não é o país do futuro, é o país do momento. E é por isso que eu estou sentindo que vamos ter uma alavancagem no investimento estrangeiro no país", disse Skaf.

Para a balança comercial, a previsão não é tão positiva. Apesar de projetar superavit no próximo ano, de US$ 10,5 bilhões, a Fiesp espera uma queda de 57% no valor, na comparação com os US$ 24,2 bilhões previstos para este ano. Isso porque, apesar da retomada das exportações, em alta projetada de 16%, as importações devem crescer mais: 30%.

Emprego

O emprego industrial também deve registrar melhoria no ano que vem, segundo a entidade. Para o Brasil, a previsão é de alta de 5,3%, atingindo o nível em que estava antes da crise apenas em dezembro de 2010, nove meses depois da retomada da produção.

Na indústria paulista, o aumento deve ser de 6,2%. O nível de emprego no setor, porém, ainda fecha 2010 em queda de 1,3% frente a setembro de 2008 --mês que marcou o agravamento da turbulência global. A recuperação, segundo a Fiesp, deve ocorrer apenas no primeiro trimestre de 2011.

Para a massa salarial dos trabalhadores privados e públicos, a previsão é de elevação de 6,5% em 2010, acima da média de 6,1% registrada entre 2004 e 2008.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149079/visualizar/