Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 08 de Dezembro de 2009 às 05:50
Por: Ana Rosa Fagundes

    Imprimir


Com o aceno de uma aliança entre as duas legendas, nos bastidores já são apontados os principais nomes para compor a chapa majoritária em 2010

Apesar do senador licenciado Jayme Campos (DEM) trabalhar firme por sua candidatura ao governo do Estado nas eleições do ano que vem, alguns nomes dos Democratas já são cogitados para entrar na vaga de candidato a vice-governador de uma chapa encabeçada por Wilson Santos (PSDB) na corrida ao Palácio Paiaguás, numa provável aliança entre as duas siglas.

Entre os nomes mais cotados no DEM, conforme as conjecturas, estão os dos deputados estaduais Dilceu dal Bosco, José Domingos Fraga; do senador Gilberto Goellner; e do prefeito de Alto Garças, Roland Trentine.

Os democratas e os tucanos firmaram um acordo no qual, dependendo de pesquisas, quem estiver melhor cotado à disputa, será o candidato a governador, recendo o apoio do outro. Na possibilidade do prefeito de Cuiabá sair para governador, os nomes dos democratas são escolhidos na intenção de contrapor a força de Silval Barbosa (PMDB) no interior, já que Wilson é um candidato com força eminentemente na Baixada Cuiabana. Silval, o vice-governador do Estado, é o candidato situacionista, apoiado pelo governador Blairo Maggi (PR).

O presidente do DEM, Oscar Ribeiro, afirma que o partido está trabalhando apenas na candidatura própria de Jayme, porém ele não esconde que os nomes de Dal Bosco, Fraga, Goellner e Trentine são aventados pelos bastidores. “São nomes que realmente tem força política, mas isso é só especulação, o partido não conversou oficialmente sobre isso. Por hora nosso trabalho está voltado apenas na candidatura de Jayme”, disse Oscar.

José Domingos Fraga afirma que trabalha apenas pela reeleição. Ele tem seu reduto eleitoral em Sorriso, onde foi prefeito por três mandatos. “Apesar de termos um acordo com o PSDB, acredito que o Jayme tem mais musculatura para a disputa, além da facilidade de conquistar mais partidos, como o PP e o PDT. Mas numa possível mudança de planos temos ótimos nomes para vice, como o Dal Bosco e o senador Goellner”.

Dal Bosco é de Sinop, cidade-pólo do Estado, com grande importância eleitoral. Com Dal Bosco no páreo, a disputa ficaria mais balanceada na região Norte. Contudo, o deputado pondera que o partido está trabalhando com a possibilidade de Jayme ao governo, com isso, o cargo de vice ficará com outro partido. “Eu estou trabalhando na minha reeleição à Assembleia Legislativa”, disse o deputado.

Já o prefeito de Alto Garças, Trentini, tem força na região sul de Mato Grosso. Além disso, é um dos maiores produtores rurais da região, podendo atrair votos de um segmento que Wilson não tem, ao contrário do maior cabo eleitoral de Silval, Blairo Maggi.

No mesmo caso está o senador Gilberto Goellner, que também é da região sul e ligado ao agronegócio. Apesar de ter assumido como senador com a morte de Jonas Pinheiro, Goellner não alcançou grande popularidade e por isso já descartou sua tentativa de reeleição ao senado federal.

A união das duas siglas é um tanto inusitada no Estado. Apesar de já serem coligados nacionalmente, em Mato Grosso apresentaram uma rivalidade histórica. Pensando numa possível rejeição que a composição poderia trazer, os dirigentes encomendaram uma pesquisa para avaliar a união. Segundo um dos caciques do DEM, o ex-governador Júlio Campos, a junção dos democratas e tucanos é bem vista pela população.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149139/visualizar/