Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 07 de Dezembro de 2009 às 20:09

    Imprimir


Cuiabá já contabiliza mais de 11 mil casos de dengue somente em 2009. Para se prevenir contra a doença, o coordenador do Programa de Controle da Dengue da Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), Fábio Henrique Oliveira, dá enumera uma série de dicas. Segundo ele, “o primeiro passo é a mudança de comportamento". Enquanto as pessoas continuarem jogando o lixo de qualquer jeito, além de continuarem proliferando o mosquito transmissor da dengue, propiciarão o ambiente para surgimento de outros animais sinantrópicos”, ressalta.

Ele disse também que não existe índice de infestação predial zero em nenhum bairro do município e, ainda que as casas onde são encontrados os focos são praticamente as mesmas, ano após ano.

Durante um mutirão de limpeza do chamado ‘lixo da dengue’ promovido pelas equipes das unidades I, II e III do Programa de Saúde da Família (PSF’s) no bairro Jardim Vitória, a agente comunitária Alairce Aguiar ressaltou a dificuldade de conscientização. “Por mais que a gente fale e explique sobre o perigo da dengue e os moradores nos ouçam, basta virarmos as costas para jogarem o lixo ali mesmo. Se passar na rua que acabei de limpar, tenho certeza que vou encontrar algum lixo”, reclama.

Para quem mantém a higiene em sua residência e no meio ambiente, o próximo passo é permitir e acompanhar a visita do agente de saúde ambiental em sua casa. Depois disso, o morador deve estar atento à sua vizinhança também. Se notar, por exemplo, que exista algum imóvel abandonado, que esteja fechado por muito tempo, pode fazer uma denúncia para a equipe do programa.

“A participação da população é fundamental nesta luta. Desde o mês de abril já abrimos mais de 150 casas que estavam fechadas por meio de liminar, mas ainda precisamos do apoio dos vizinhos para identificar estes imóveis e principalmente localizar seus proprietários”, explica.

Aqueles que estão cumprindo seu papel, também podem incrementar os cuidados utilizando repelentes e inseticidas.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149173/visualizar/