Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 07 de Dezembro de 2009 às 19:44
Por: Hebert Almeida

    Imprimir


Aumentou em muito a disputa pelo cargo de diretor das escolas públicas de Mato Grosso. Segundo a superintendente de Gestão Escolar da Secretaria Estadual de Educação, Catarina Arruda Cortez, informou que na eleição anterior não havia aparecido candidato em 120 escolas do Estado. Nesta eleição, a ausência baixou para 24 escolas urbanas. Ao participar da abertura do curso “Formação Continuada de Gestores Escolares (2010-2011): O fazer pedagógico do gestor no cotidiano da escola”, em Cuiabá, ela destacou ainda ter visitado escolas no interior do Estado em que haviam quatro candidatos disputando a eleição.

Conforme Catarina, esta foi a primeira vez que a Secretaria Estadual de Educação, promoveu a formação continuada dos diretores antes da nomeação dos eleitos - o que só deverá ocorrer no dia 5 de janeiro de 2010. Estão participando do evento mais de 500 diretores das escolas urbanas e do campo, tanto os eleitos na semana passada como os indicados, devido à ausência de candidatos. O curso vai até o dia 10 de dezembro.

Nesse período, os novos diretores vão participar de atividades como oficinas e palestras sobre temas ligados às questões administrativas e pedagógicas das escolas. A promoção é da Superintendência de Gestão Escolar, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Na abertura, a secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida, destacou a importância de gestão democrática nas escolas. De acordo com ela, a eleição do diretor é apenas o primeiro passo. “Mas é a ação efetiva do diretor no dia a dia é que vai dizer se existe realmente democracia na escola”, observou. Ela pediu para que se identificassem os diretores de primeiro mandato e os reeleitos. Os primeiros se mostraram ampla maioria.

A secretária-adjunta Vera Araújo destacou que a gestão democrática nas escolas públicas de Mato Grosso é uma conquista que vem sendo construída há anos. O deputado federal Eliene Lima afirmou que os diretores escolares são os líderes responsáveis pela transformação que está ocorrendo nas escolas, “lentamente, mas necessária, em busca de uma educação fundamentada e de qualidade”. O presidente do Sintep, Gilmar Soares Ferreira, por sua vez, falou sobre o desafio dos diretores em criar ambientes para superar as dificuldades. Apontou que o Sintep irá trabalhar intransigentemente na defesa da gestão democrática em todos os níveis.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149175/visualizar/