Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 07 de Dezembro de 2009 às 09:05

    Imprimir


A maioria dos varejistas espera aumento nas vendas no Natal deste ano. Segundo pesquisa da Serasa Experian com 1.000 empresários, 53% preveem alta no comparativo com o mesmo período em 2008, outros 31%, estabilidade e 16%, queda.

O crescimento médio esperado para o faturamento é de 17% e a queda, de 18,5%. No ano passado, devido aos efeitos da crise internacional, 39% dos entrevistados aguardavam elevação do faturamento, 32%, estabilidade e 29%, recuo.

As grandes empresas do segmento são as mais otimistas, com 84% dos varejistas prevendo aumento. Entre as médias, são 63% e, nas pequenas, a expectativa é mais cautelosa (48%). De acordo com os analistas da Serasa, a demora na normalização do crédito para esse segmento é a principal razão para o menor nível de otimismo.

Na análise por região, o Centro-Oeste apresenta a melhor expectativa para este Natal, já que 68% dos varejistas esperam um faturamento maior nessa data comemorativa. A recuperação dos preços das commodities locais, apontam os técnicos, está estimulando o comércio. Em seguida aparecem o Nordeste e o Norte (57% cada um), o Sudeste (55%) e o Sul (40%)

Os presentes que serão mais oferecidos neste Natal, de acordo com os varejistas, são celular (27%), roupas, calçados e acessórios (26%), eletrônicos (12%) e eletrodomésticos (9%).

A pesquisa aponta ainda que 52% das compras devem ser à vista e 48%, a prazo. Os consumidores devem evitar o parcelamento devido ao maior endividamento da população e a preocupação com o pagamento de IPVA, IPTU e despesas escolares a partir de janeiro, dizem os analistas da Serasa.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://reporternews.com.br/noticia/149252/visualizar/