Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 07 de Dezembro de 2009 às 05:26
Por: Mariane de Oliveira

    Imprimir


Embora tenha perdido o controle do diretório estadual do PT para o deputado federal Carlos Abicalil, a senadora Serys Slhessarenko manteve o domínio do diretório municipal de Cuiabá, no segundo turno da eleição interna do partido realizada ontem. O candidato apoiado por Serys, Vilson Aguiar, foi reeleito presidente municipal do PT com 1.021 votos, contra 983 do candidato Cido Mendonça, apoiado por Carlos Abicalil. O diretório municipal de Cuiabá tem expressivo peso nas decisões do partido e grande poder de influenciar as decisões referentes às eleições de 2010.

Além de Cuiabá, houve segundo turno no Processo de Eleições Diretas do PT (PED) em Várzea Grande e Sinop. Em Várzea Grande, o candidato Cido Albuquerque, apoiado pelo deputado Carlos Abicalil, venceu a disputa por 243 votos a 176, obtidos pelo segundo colocado, Ídio Barros.

Em Sinop a disputa foi acirrada e a vitória do candidato da situação, Sérgio do Gás, apoiado por Serys, se deu por apenas dois votos. Sérgio obteve 102 votos, contra 100 de Edna Mara.

O resultado das eleições internas do PT, neste ano, pode acirrar o embate entre as duas maiores lideranças do Partido, já que o grupo ligado ao deputado estadual Carlos Abicalil, que agora tem maioria em Mato Grosso, ensaia lançá-lo candidato ao Senado, contra a vontade da senadora Serys Slhessarenko, que não abre mão de disputar a reeleição. Serys, inclusive, garante que caso não dispute a reeleição para o Senado, não vai concorrer a outro cargo eletivo em 2010. A candidatura de Abicalil para o Senado já foi defendida abertamente pelo deputado estadual e secretário de Educação, Ságuas Moraes.

Estadual -

No diretório estadual, em eleição realizada no dia 22 de novembro, o deputado Carlos Abicalil venceu com folga o grupo da senadora Serys Slhessarenko, e foi reeleito com 63,31% dos votos válidos, contra 18,82% do segundo colocado, Zelandes Santiago, apoiado pela senadora. O vereador por Cuiabá Lúdio Cabral ficou em terceiro, seguido pela ex-deputada Vera Araújo e o professor Domingos Sávio. A chapa Construindo um Novo Mato Grosso, que apóia Abicalil, também saiu vitoriosa na eleição, com 4888 votos (59,95% dos votos).

Os municípios de Itaúba, Itiquira, Indiavaí, Nobres, Nortelândia, Nova Maringá, Paranatinga, Tapurah e Santa Cruz do Xingu não realizaram o PED 2009, a exemplo dos demais diretórios do país. Eles terão que passar pelo processo extemporâneo, o PED Extraordinário.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149274/visualizar/