Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 05 de Dezembro de 2009 às 12:09
Por: Rosana Persona

    Imprimir


As empresas que prestam assistência técnica e extensão rural no país estão comemorando 61 anos de serviços prestados ao homem do campo. Foi no dia 6 de dezembro de 1948, em Minas Gerais, que surgiu a primeira associação de crédito rural. Em Mato Grosso, o serviço de extensão rural foi constituído oficialmente no dia 15 de setembro de 1964, com a criação da Associação de Crédito e Assistência Rural de Mato Grosso (Acarmat). Na década de 70, surge a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) que veio para promover o desenvolvimento das comunidades rurais.

Em 1992, foi instituída a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em decorrência da fusão da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Empa) e Companhia de Desenvolvimento Agrícola (Codeagri), das quais é sucessora. Desde a sua criação tem contribuído decisivamente no processo de desenvolvimento do Estado por meio de ações educativas, transferindo tecnologia agropecuária e gerencial, capaz de elevar a produtividade e a renda das famílias rurais.

A Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) que congrega 27 Emater’s no país, também comemora a reconstrução da extensão rural que quase foi extinta em 1990, durante uma crise instalada devido às diretrizes do governo federal da época. O presidente da Asbraer, José Silva Soares, fala que a sociedade a cada dia tem reconhecido o papel do extensionista, como agente de desenvolvimento, que garante a produção de alimentos e contribui de forma decisiva para a transformação do Brasil em um país mais justo e mais igualitário.

A Empaer tem atuação efetiva em 94% dos municípios do Estado, atendendo mais de 35 mil produtores por ano. Disponibiliza os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Pesquisa e Fomento aos agricultores familiares em 133 municípios através da operacionalização de 127 unidades operativas locais, 09 unidades operativas regionais, 02 centros regionais de pesquisa, 06 campos experimentais, 04 viveiros de produção e 01 núcleo de laboratórios e 01 unidade operativa estadual com uma força ativa de trabalho de 541servidores.

O presidente da Empaer, Leôncio Pinheiro da Silva Filho, ressalta que a empresa está executando projetos em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Com recursos na ordem de R$ 5,2 milhões provenientes do MDA e do Governo do Estado de Mato Grosso possibilitaram a aquisição de 61 veículos e motocicletas para atender 6.328 famílias rurais em 55 municípios.

Tem também o projeto assinado com o Incra para atender 9 mil agricultores familiares em 40 assentamentos do Estado, nos anos de 2008 a 2011. Leôncio abordou também o trabalho social com as mulheres, jovens rurais, capacitação de produtores e outros. “Nesses 45 anos de Extensão Rural, a Empaer vem atuando incansavelmente com o produtor rural levando para o campo tecnologia apropriada e recomendada a fim de garantir boas colheitas e consequentemente lucro e renda para o produtor rural”, conclui Pinheiro.





Fonte: Empaer/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149317/visualizar/