Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 01 de Dezembro de 2009 às 13:18
Por: Meire Zanelato

    Imprimir


A secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi, juntamente com o secretário de Estado de Fazenda, Éder Moraes, e o vice-presidente de Operações da Cemat – Rede Energia, Antônio Carlos Fonseca, realizam a entrega, na quarta-feira (02.12), de geladeiras novas, em substituição aos modelos mais antigos e de maior consumo energético, aos moradores do condomínio habitacional Oito de Março, no Cristo Rei, em Várzea Grande. A entrega inicia às 9h.

Estas famílias integram o cadastro da Setecs e se encaixam nos critérios do programa. "Nosso trabalho é o de identificar, juntamente com a Cemat, quantas famílias do nosso cadastro enquadram-se nos critérios e podem receber a geladeira nova. Como já trabalhamos com esse público em todos os programas e projetos sociais do Governo teremos condições de indicar muitas famílias para receber o benefício", garantiu a secretária Terezinha Maggi

A parceria do Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), no projeto garante a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) na compra de refrigeradores destinados ao programa “Luz em Conta”, da Cemat.

O projeto consiste no repasse às famílias de baixa renda de refrigeradores e lâmpadas fluorescentes novos em substituição aos modelos mais antigos e menos econômicos. O objetivo é auxiliar na redução da conta de energia elétrica destas famílias.

Os refrigeradores serão adquiridos com valores no mínimo 10% menores. A iniciativa partiu da Sefaz, que já isenta o ICMS de aproximadamente 875 mil pessoas que consomem até 100 kWh por mês.

Para participar do projeto é necessário ter consumo de energia entre 80 e 220 kWh por mês, possuir ligação monofásica, estar adimplente com a concessionária e em situação regular de fornecimento de energia.

A troca de uma geladeira velha por uma nova pode representar a redução de até 50% no consumo mensal de energia elétrica. Uma família que atualmente consome 180 kWh por mês poderá diminuir o consumo pela metade e obter redução total no ICMS.

Cada família beneficiada pelo projeto recebe uma geladeira nova com capacidade de 286 litros e três lâmpadas fluorescentes de 20W. Pelos cálculos da empresa, o projeto deve gerar uma economia de 2,8 mil MWh por ano. Junto com as lâmpadas e geladeiras os consumidores recebem orientações de economia e segurança e dicas para o uso correto do refrigerador.





Fonte: Assessoria/Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149797/visualizar/