Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 28 de Novembro de 2009 às 13:56
Por: Sabrina Gahyva

    Imprimir


A visita à Cuiabá do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, contrariou as expectativas dos servidores grevistas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ). Questionado se estaria participando de alguma articulação para solucionar o imbróglio, conforme informou integrantes do movimento de paralisação, Mendes foi categórico: “Não vim aqui para isso, este não é o meu papel!”.

Depois, o ministro argumentou, “o CNJ não intervém nesse tipo de questão. O Conselho determinou o não pagamento de algumas verbas [créditos pagos pela Delegacia Fazendária]. Não sei até que ponto a determinação do Conselho repercute nas controvérsias aqui”.

O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinjusmat),estava confiante na intervenção do CNJ nas negociações junto ao presidente do TJ, desembargador Mariano Travassos. Mas, nos dois eventos que participou esta manhã na capital, Mendes manteve o discurso distante de um posicionamento oficial. “Ainda é nosso objeto de discussão se há verba em controvérsia e se essa decisão cabe ao CNJ ou a presidência do TJ”, explicou.

Ontem, o presidente do Sinjusmat, Rosenwal Rodrigues, estava confiante de que o diálogo entre servidores e TJ seria retomado com auxílio de Mendes. “Estamos esperançosos que a visita do ministro Gilmar Mendes vai nos auxiliar, já que o presidente [do TJ Mariano Travassos] coloca a culpa no CNJ e Mendes é presidente do CNJ”, dissera.

Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT), Francisco Faiad, a estagnação das negociações pode ser definida como "falta de vontade política dos dois lados". Na próxima semana, a OAB deverá entrar com liminar solicitando que pelo menos 30% do efetivo continue trabalhando.

Surpreendentemente, nenhuma manifestação grevista foi feita durante a visita de Gilmar Mendes. Sem novidades, a paralisação de 95% dos servidores do estado, iniciada no dia 16 de novembro, continua por tempo indeterminado.

O presidente do STF participou de dois eventos hoje em Cuiabá. Primeiro, a abertura do workshop “Delegação e Regulação dos Serviços Públicos", realizada pela Ager/MT, no Palácio Paiaguás; e em seguida da cerimônia de instalação do Sistema Integrado de Mandado de Prisão (Simp), no TJ.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150008/visualizar/