Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 28 de Novembro de 2009 às 05:35
Por: Emili Archer

    Imprimir


Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Ações Programáticas, realizou nesta sexta-feira, palestras sobre prevenção do câncer. A ação faz parte dos trabalhos desenvolvidos pelo Município que prevê a melhoria no atendimento à população e a diminuição da mortalidade por câncer. O treinamento tem como objetivo capacitar os profissionais para que se tornem multiplicadores e sensibilizem a comunidade sobre os fatores de risco da doença.

Cristina Miriam Alvarenga, médica responsável pelo Setor de Patologia Cervical do Município, explica que a principal causa de morte por câncer de colo de útero, por exemplo, é a falta de cultura da mulher de fazer os exames preventivos. Segundo ela, no ano de 2008 foram registradas três mortes pela doença. E no primeiro quadrimestre deste ano, já são contabilizadas seis.

Cristina Alvarenga destaca que o exame de papanicolau é realizado em todas as Unidades do Programa de Saúde da Família – PSF. “Toda a mulher deve procurar atendimento médico. Se conseguirmos fazer o diagnóstico precoce, vamos diminuir a mortalidade entre o sexo feminino”, fala.

A enfermeira Luciana Bernava Balles, responsável pelo PSF do Conjunto São José avaliou a importância da capacitação. “Estamos passando por uma reciclagem. E assim vamos poder intensificar as ações de prevenção nas unidades de saúde, atingindo principalmente aquelas mulheres que nunca fizeram o exame”, disse.

A gerente do Departamento, Mariúva Valentin Chaves, explica que a meta da atual administração é promover a saúde pública. “O encontro serve para mostrar tanto aos profissionais quanto às famílias que o câncer se detectado a tempo, tem cura”, conclui.





Fonte: Redação/Ascom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150048/visualizar/